Outros sites Medialivre
Comunicados de Imprensa A informação dos comunicados de imprensa são da exclusiva responsabilidade das marcas e produtos neles referidos
Notícia

Alumni do The Lisbon MBA debatem como a inteligência artificial está a impactar os negócios

.

03 de Fevereiro de 2025 às 12:49
  • ...
Alumni do The Lisbon MBA debatem como a inteligência artificial está a impactar os negócios
 
Num encontro organizado pela comunidade de alumni do The Lisbon MBA Católica|Nova, sobre o tema "IA – Da Teoria à Prática", foram debatidas experiências e ideias de como a IA está a impactar os negócios e a produtividade. O evento, que reuniu cerca de 300 pessoas, incluindo académicos, alumni, executivos e empreendedores transversais a todos os setores da sociedade, decorreu na CATÓLICA-LISBON, contando com Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, como convidado especial.
 
O investimento em ciência, inovação e apoio ao empreendedorismo, particularmente a fábrica de Unicórnios em Lisboa, como chave para a competitividade, foram destacados por Carlos Moedas, que deixou o desafio para se "transformar o conhecimento em dinheiro, em vez de apenas o dinheiro em conhecimento".
No debate com Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, Carlos Moedas destacou a necessidade de uma nova liderança, baseada na complementaridade entre a inovação, a criatividade e a diversidade, e em diferentes formas de pensar. Na sua abordagem, realçou ainda a capacidade de Lisboa na captação de talento estrangeiro de todos os pontos do mundo e a sua relevância para a transformação da cidade, deixando a mensagem sobre a necessidade de se criarem soluções "tailor made" que conduzam a uma adaptação mais rápida da sociedade e das estruturas.
 
Também Filipe Santos, Dean e professor de Empreendedorismo Social, destacou o papel da Universidade na criação de um fluxo de talento contínuo para construir uma liderança com impacto nesta nova ordem mundial que põe em teste a liderança e os valores.
 
No decorrer do "The Lisbon MBA Alumni Unite Summit", Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova, destacou a posição do The Lisbon MBA no top 25 na Europa, e no top 50 no mundo, com o seu Executive (part-time) MBA, e no top 75 no mundo com o seu International (full-time MBA) nos Financial Times rankings, assim como o crescimento sustentado da captação de talento, sublinhando a componente internacional dos programas, que reúnem 25 nacionalidades diferentes, dos cinco continentes, presentes nos MBA a decorrer atualmente.
 
O tema da inteligência artificial nas empresas foi explorado na masterclass de Miguel Godinho de Matos, Professor Associado na Católica Lisbon School of Business and Economics, que analisou a relação da IA com a produtividade.  Durante a sua intervenção, apresentou as conclusões de um estudo que revela a baixa penetração da IA nas empresas portuguesas assim como o seu impacto na produtividade, destacando que a tecnologia está num ritmo de mudança superior ao que as empresas conseguem acompanhar.
 
Nos vários encontros Think tanks que se seguiram sobre setores chave da economia - Retalho, Saúde, Real Estate, Tecnologia, Media e Telecomunicações, Sustentabilidade e Indústria, foram apresentadas as formas como a IA está a ser utilizada nas organizações e a impactar a produtividade, além de analisadas as várias experiências na aplicação atual de dados e inteligência artificial no mundo real.
 
O evento terminou com um painel constituído por Bernardo Correia (country director da Google), Cristina Campos (mentora, angel investor em healthcare e ex-CEO da Novartis), Sergio Tomazio (head of innovation da Siemens Mobility), Nuno Santos (CEO da Lisnave), Hugo Gonçalves Pereira (private equity e business angel em real estate) e Vasco Portugal (CEO da Sensei). O debate revelou pontos fortes que impactam os negócios, como a agilização de processos, a regulamentação, a capacidade de customização de produtos, mas também a diversidade, a necessidade de investimento em capital humano e de construção de uma verdadeira cultura de inovação.
 
João Serrano, Co-Presidente do Alumni Club, The Lisbon MBA Católica/Nova, concluiu: "Este fórum serviu para partilhar e discutir o futuro próximo, mostrando algumas das melhores iniciativas que a nossa sociedade já está a produzir e construir valor para o que serão as empresas do futuro".
 
 
 
Mais notícias