A carregar o vídeo ...
Outros sites Medialivre
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Excelência académica reconhecida à escala europeia

Faculdade de Economia da Universidade do Porto sobe 14 lugares no ranking do Financial Times

11 de Março de 2025 às 15:54
  • ...

O prestigiado Financial Times classificou, no final de 2024, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) como a 39.ª melhor escola de negócios na Europa. Uma presença constante neste ranking, com uma impressionante subida de 14 lugares no último ano, confirma a excelência do trabalho desenvolvido pela FEP na área dos mestrados de continuidade e especialização. "Em 2024, a primeira fase de candidaturas atingiu um recorde histórico, com um aumento de 25% face ao ano anterior", revela Óscar Afonso, diretor da FEP, que, no ano letivo 2024-2025, inaugurou o programa de mestrados executivos.

São dois "programas inovadores", como explica o responsável: "O mestrado executivo em Gestão de Operações de Retalho e o mestrado executivo em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros." Para 2025-2026, a oferta será expandida com "três novos mestrados executivos, elevando o portefólio para cinco programas, com a introdução dos mestrados executivos em Administração Hospitalar; Finanças; Economia e Políticas Públicas".

Os pilares da distinção
Os mestrados executivos da FEP distinguem-se "por seis pilares fundamentais", sublinha Óscar Afonso. São programas com a duração de um ano, que conferem grau de mestre; assentes numa base académica sólida, combinam o rigor científico com uma abordagem adaptada a profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência; apresentam uma estrutura curricular desenhada para alavancar as competências e o desempenho profissional no dia a dia; promovem uma estratégia de networking que permite a troca de experiências entre profissionais de diferentes setores, criando uma rede de contactos valiosa; contam com um corpo docente de excelência, que combina especialistas académicos com profissionais de renome; além de, naturalmente, oferecerem uma reconhecida excelência e prestígio, comprovados pela classificação do Financial Times – 39.º lugar entre 100.

"Os resultados obtidos até agora demonstram o trabalho conjunto da nossa comunidade académica e são um indicador promissor para os novos mestrados executivos, que esperamos atinjam o mesmo nível de sucesso, consolidando a FEP como uma referência no ensino pós-graduado", afirma o diretor, destacando a inovação, a transição digital e a sustentabilidade como pilares essenciais, que ajudam a preparar os estudantes "para liderar a transformação digital e promover a responsabilidade social nas organizações".

Investimento com retorno garantido
Os mestrados executivos da FEP representam "um investimento sólido" na construção de carreiras de sucesso. Destinam-se a "profissionais altamente motivados" que procuram elevar as suas competências "sem comprometer o percurso profissional". O público-alvo destes programas são "gestores, economistas, consultores, empreendedores e líderes de organizações privadas e públicas". "Ao concluir um mestrado na FEP, os estudantes têm acesso a uma ampla rede de contactos profissionais desenvolvida durante o percurso académico, incluindo colegas, professores e parceiros empresariais. A FEP promove eventos de networking, seminários e atividades que possibilitam a criação de laços valiosos para o desenvolvimento da carreira", explica o diretor.

Os resultados são claros: "Taxas de empregabilidade superiores a 96% nos mestrados", assegura Óscar Afonso, referindo o "acompanhamento contínuo dos estudantes após a conclusão dos programas", com muitos graduados a conseguirem colocações "em grandes empresas ou em projetos empreendedores", a fazerem progressões de carreira, mudanças de setor ou especializações, e até a internacionalizarem as suas carreiras.

Os resultados obtidos até agora demonstram o trabalho conjunto da nossa comunidade académica e são um indicador promissor para os novos mestrados executivos, que esperamos atinjam o mesmo nível de sucesso, consolidando a FEP como uma referência no ensino pós-graduado.Óscar Afonso, diretor da FEP

Ambiente de excelência e inovação
O bem-estar físico e mental dos estudantes é uma prioridade para a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que oferece um ambiente de aprendizagem confortável e moderno. Como descreve o diretor, "as salas de aula são equipadas com tecnologia avançada, como as do FEP Innovation Hub, onde decorrem as aulas dos mestrados executivos, que são flexíveis e adaptáveis a diferentes modelos de ensino". "Este espaço é fruto da parceria com grandes empresas como Microsoft, Nautilus e Promethean", informa.

O formato de ensino varia consoante o curso. Os mestrados executivos em Finanças e em Administração Hospitalar são presenciais para "favorecer o networking entre profissionais", enquanto "os mestrados em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros; Economia e Políticas Públicas; e Gestão de Operações de Retalho combinam componentes presenciais com sessões síncronas à distância, proporcionando flexibilidade". Para os interessados, "existem bolsas de incentivo no valor de 2.000 euros ao abrigo do programa Impulso Adultos (PRR)".

Futuro em construção
A FEP posiciona-se como uma escola focada no presente e orientada para o futuro. A preocupação com os alunos é prioritária, não deixando de "alinhar os programas às necessidades do mercado", com ajustes permanentes dos currículos "em colaboração com empresas de diferentes setores". "A FEP mantém uma relação muito próxima com empresas e alumni, destacando-se o Clube de Gestores da FEP, que reúne os CEO e dirigentes de topo para promover debates sobre liderança e gestão, aproximando a instituição do tecido empresarial e garantindo que os programas permanecem alinhados com as exigências do mercado."

Mestrados executivos FEP

Oferta Formativa Atual

Mestrado executivo em Gestão de Operações de Retalho (formato híbrido: presencial e com sessões síncronas à distância)

Mestrado executivo em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros (formato híbrido: presencial e com sessões síncronas à distância)

Novos Programas 2025-2026

Mestrado executivo em Administração Hospitalar (formato presencial)

Mestrado executivo em Finanças (formato presencial)

Mestrado executivo em Economia e Políticas Públicas (formato híbrido: presencial e com sessões síncronas à distância

Candidaturas abertas até 20 de março

 

Mais notícias