Formar líderes "capazes de pensarem criticamente, de anteciparem desafios futuros e de criarem diferentes cenários e repensarem estratégias": esta é a missão da Porto Business School (PBS), a escola de negócios da Universidade do Porto. Quem o diz é Patrícia Teixeira Lopes, sua vice-dean, acrescentando: "Fazer a mudança acontecer. É esta a génese da PBS e a nossa missão desde 1988."
Uma instituição com características únicas, criada por um conjunto de empresas portuguesas, com presença assídua nos rankings do Financial Times desde 2011, a PBS é considerada uma das melhores escolas de negócios da Europa, acreditada por instituições como a AMBA (Association of MBAs), EFMD, AACSB International e, mais recentemente, a primeira escola de negócios em Portugal a ser acreditada pela BGA – Business Graduates Association.
Inovar, também na oferta formativa
Business Innovation, Cybersecurity Management, Direção de Empresas e Digital Transformation são apenas alguns dos vinte programas de pós-graduação/Executive Masters oferecidos pela PBS no próximo ano letivo, em várias áreas de conhecimento, dos quais se destacam, também, cursos como Controlo de Gestão e Execução Estratégica, Gestão Imobiliária, Business Intelligence and Analytics, Gestão e Direção de Serviços de Saúde. Cursos nos quais vale a pena investir: "Num mundo em que as necessidades do mercado de trabalho estão em constante transformação, investir em formação é fundamental", diz a vice-dean. "Os programas de pós-graduação e os Executive Masters são uma excelente forma de os alunos se manterem atualizados ou adquirirem competências numa nova área para um melhor desempenho da sua função, para progredirem ou para potenciarem uma mudança de carreira."
Transformar desafios em oportunidades
Sempre atenta aos desafios colocados pelas rápidas mudanças no mercado de trabalho, no setor empresarial e na sociedade, a PBS tem vindo a apostar em pilares como a inovação, a transição digital e a sustentabilidade, uma preocupação notoriamente presente nos seus programas de mestrados e pós-graduações. "Estamos atentos às necessidades e desejos aspiracionais dos profissionais. Nesse sentido lançámos, em 2023, o programa AI Revolution Bootcamp for Executives, formação que permite aos participantes adquirirem uma compreensão abrangente dos fundamentos da inteligência artificial, a sua aplicação prática e o seu impacto nos negócios, nos mercados e nas empresas. Em paralelo, reforçámos a nossa oferta na área digital ao iniciarmos, em outubro de 2023, o Executive Master em Digital Transformation, programa que permite aos participantes posicionarem-se para acompanhar o ritmo acelerado da digitalização e tornarem-se agentes de mudança para conduzir, acelerar ou iniciar a transformação digital nas suas organizações", salienta Patrícia Teixeira Lopes, destacando, também, o Executive Master em Sustainability Management: "É um dos primeiros programas na Europa a ter uma abordagem focada nas lideranças – combina conceitos de sustentabilidade e negócios, de acordo com a elevada procura por talento e competências nesta área. Vimos, assim, reforçar o nosso compromisso com a promoção de mudanças na vida das pessoas e das empresas, por meio da formação de líderes que sejam capazes de transformar o futuro das empresas e da sociedade, rumo a um mundo melhor."
Apostar num distintivo corpo docente
Além de programas criados para responder às atuais e futuras necessidades do mercado, na PBS os alunos podem contar com um corpo docente que se distingue pela "multidisciplinaridade de áreas de conhecimento e pela diversidade de experiências". "Esse equilíbrio entre docentes da Universidade do Porto, docentes de outras escolas de negócios renomadas internacionalmente e docentes executivos com experiência reconhecida proporciona uma multidisciplinaridade de perspetivas aos participantes", salienta.
Parcerias com impacto
Com parcerias com algumas das mais prestigiadas escolas de negócios mundiais, esta escola tem uma abordagem internacional sólida, aberta ao mundo, que proporciona aos alunos o acesso a novos conhecimentos, a novas experiências e a novas perspetivas.
Aliás, os programas da PBS são revistos, adaptados e criados para responder aos desafios do mercado global. "No contexto atual de incerteza que enfrentamos, os programas da Porto Business School estão estrategicamente desenhados para endereçar os desafios e oportunidades que emergem na economia global e nacional. A nossa abordagem é holística, com foco não apenas nas competências técnicas necessárias para liderar na era digital, mas também nas competências humanas, como liderança ética, pensamento crítico e adaptabilidade (...). Estamos comprometidos em desenvolver talentos que não apenas prosperem na atualidade, mas que também definam o futuro do nosso país e do mundo."