Fundada em 1986, a Universidade Portucalense (UPT) é uma instituição de referência no panorama do ensino superior nacional. Localizada num dos maiores polos de ensino superior da Europa (Asprela), afirma-se como um paradigma pela oferta interdisciplinar inovadora e pela ponte entre o ensino superior e o tecido social e empresarial, preparando os alunos para o mercado de trabalho por meio de uma formação de elevada qualidade técnica e científica.
Um passo à frente na oferta formativa
O investimento num mestrado ou pós-graduação não só amplia os conhecimentos teóricos, mas também desenvolve competências valorizadas pelo mercado de trabalho, com vantagens significativas a nível profissional. Neste sentido, a UPT oferece 13 mestrados nas suas áreas científicas de conhecimento, nomeadamente Arquitetura, Ciências e Tecnologias, Direito, Gestão, Psicologia e Turismo e Hospitalidade.
No que aos programas de pós-graduação diz respeito, a UPT tem vindo a desenvolvê-los, através da Portucalense Business School, "consoante vai identificando as necessidades do mercado ou de modo a antecipar tendências, pois consideramos que temos de estar um passo à frente das empresas e, por esse motivo, apresentar soluções inovadoras", nas palavras da vice-reitora para a área de ensino, Elizabeth Real. "Na área do Direito, contamos com a pós-graduação em Direito Bancário e Direito dos Valores Mobiliários, a pós-graduação Transportes de Mercadorias em parceria com a APAT e a pós-graduação Direito do Consumidor em parceria com a DECO. Na área da Ciência e Tecnologia, com a pós-graduação em Business Intelligence, que foi renovada e que conta com a parceria da Oracle, APBI – Associação Portuguesa de Business Intelligence e Microsoft. Na área da Gestão, com a pós-graduação em Fundamentos Clínicos para a Gestão Hospitalar e, no próximo ano letivo, a pós-graduação que reúne o Marketing Digital, Business & Artificial Intelligence."
Ensino multidisciplinar com valor acrescentado
Com um corpo docente altamente qualificado, a UPT aposta na multidisciplinaridade ao integrar "docentes com competências e reconhecimento académico, docentes que são uma referência no mercado empresarial e docentes que possuem um conhecimento e contacto com a academia e/ou mercado internacional", realça Elizabeth Real. Aliar academia, investigação e conhecimento à visão dos profissionais que operam no mercado é investir num ensino diferenciador que se traduz numa mais-valia na formação dos futuros profissionais.
Ligação ao mercado e à comunidade
Na formação executiva, Elizabeth Real reforça a importância das "parcerias em todos os cursos, garantindo a estreita ligação ao mercado de trabalho". A proximidade e cooperação com o tecido empresarial e as instituições é motor de inovação, identificação de tendências e construção de uma oferta inovadora. A aposta na internacionalização garante maior mobilidade tanto "in" como "out". O estabelecimento de pontes entre a investigação científica e a inovação cria novas oportunidades no mercado. São tudo pontos a favor da UPT, que continua a fazer a diferença no universo dos mestrados e pós-graduações.
Formação executiva em crescimento
De acordo com Marta Ferreira, coordenadora executiva da Portucalense Business School, "nos últimos anos, a Universidade Portucalense tem sentido um elevado crescimento na área da formação executiva e, como resposta a essa evolução, temos vindo a criar programas com o objetivo de responder aos desafios impostos aos profissionais e às empresas".
Se os grandes desafios da formação executiva se prendem com a capacidade de antecipação de tendências e de resposta célere às necessidades do mercado, acompanhar essa mudança só é possível através da criação de programas diferenciadores, também com uma componente internacional, e "da estreita relação que mantemos com as empresas, das parcerias que dispomos nos nossos programas executivos e da vertente prática das aulas, que por vezes é transportada para cenários reais", confirma. Só assim é possível capacitar os profissionais de competências que vão ter impacto não só nas organizações, tornando-as mais competitivas, como na sua carreira. "Antecipar cenários e necessidades do mercado, sejam nacionais ou internacionais, é a nossa principal preocupação; por essa razão, temos de estar um passo à frente das organizações, mas sempre de ‘mão dada’ com as empresas", refere Marta Ferreira.
À medida das empresas e dos profissionais
Para dar resposta à crescente necessidade de formação especializada, a Portucalense Business School também vê aumentar as formações customizadas dirigidas a empresas. Os resultados positivos leem-se no "dotar os profissionais de competências que os tornam mais produtivos, inovadores e adaptáveis e, desta forma, impulsionar o desempenho das equipas e atingir os objetivos definidos pelas empresas", sublinha Marta Ferreira.
A assinatura "do conhecimento à prática" não é teoria. A Universidade Portucalense é (mesmo) a direção certa rumo ao futuro.