Terminou a licenciatura e está indeciso entre um mestrado ou uma pós-graduação? Nada como conhecer as diferenças para perceber qual das opções se adapta às suas expetativas.
O mestrado promove a reflexão de temas e o desenvolvimento científico, podendo ser uma boa opção para quem aspira a uma carreira académica, científica ou pretende prosseguir para um doutoramento. Confere 90 a 120 créditos ECTS ao longo de três a quatro semestres. Este grau possibilita o estudo numa área diferente da licenciatura, tendo inscrições geralmente reservadas a licenciados com média mínima de 14 valores. Ao contrário das instituições privadas, no ensino superior público as propinas têm um limite, fixado em 697 euros no ano letivo de 2023/24.
A pós-graduação atua como uma especialização e permite aprofundar ou desenvolver competências, mais técnicas ou científicas, podendo ser a escolha ideal para quem procura manter-se atualizado na área que escolheu. Só pode inscrever-se quem tenha concluído uma licenciatura, mas não é conferente de grau e, em média, a duração da pós-graduação é mais curta do que a do mestrado: se decorrer num ano letivo completo o estudante obtém 60 créditos ECTS, se for apenas um semestre obtém 30.
Os preços variam, podendo alguns programas ter custos superiores aos mestrados.
Para realizar este tipo de formações, é possível candidatar-se a bolsas de estudo. Várias universidades privadas, a Fundação da Ciência e Tecnologia e outras entidades também disponibilizam bolsas regularmente. E se já está inserido no mercado de trabalho, há empresas portuguesas com programas internos que incentivam os colaboradores a avançar com um mestrado ou pós-graduação.