Este concurso de inovação tecnológica, promovido pela MEO Empresas, está de volta este ano com a ambição de "levar mais longe o potencial do 5G, descobrindo e apoiando casos de utilização e serviços que exploram funcionalidades avançadas desta rede como, por exemplo, o network slicing", afirma Paulo Rego, Diretor de Produto e Pré-Venda MEO Empresas.
Esta funcionalidade é um bom exemplo do potencial desta tecnologia, "ao permitir criar redes personalizadas para serviços críticos, como se existisse uma "fatia" específica da rede alocada a situações urgentes que precisem de uma resposta imediata, em tempo real e sem falhas, como por exemplo a realização de cirurgias à distância, a manutenção remota, entre outras aplicações" refere o responsável.
Muitas tecnologias, três prémios
As soluções apresentadas, que podem ser nacionais ou internacionais, "podem utilizar tecnologias como a inteligência artificial, a realidade aumentada e virtual, o big data, a cloud ou a internet das coisas (IoT), entre outras tecnologias que são potenciadas pela conectividade 5G, aumentando o seu impacto na vida das empresas", explica Paulo Rego.
Desta forma, este concurso contribui, segundo este responsável da MEO Empresas, "para mostrar a nossa vocação para ajudar e preparar as empresas e organizações a atingirem o seu potencial e a criarem um impacto positivo no mercado e no mundo empresarial, demonstrando que somos um parceiro ativo, com soluções relevantes para os nossos clientes e as empresas em geral".
Este ano o 5G Challenge vai premiar três soluções, em três categorias distintas. Ao grande prémio de Inovação Tecnológica 5G juntam-se mais dois prémios - o de Melhor Solução Portuguesa e o de Melhor Solução pela Sustentabilidade e Impacto Social. Os prémios monetários correspondentes são de 15 mil, 10 mil e 5 mil euros.
Critérios de avaliação
Na avaliação das candidaturas existirão quatro grandes critérios, afirma o responsável da MEO Empresas: "o primeiro é a inovação tecnológica em use cases 5G, ou seja, a forma como o 5G traz valor e marca a diferença na solução". A este critério "acresce a maturidade da solução, que se reflete no período de tempo necessário para a solução estar pronta para o mercado e a atratividade do modelo de negócio, o que inclui a competitividade em termos de preços e a abrangência do mercado alvo", explica Paulo Rego.
Por fim, mas não menos importante, a "sustentabilidade e o impacto social, nomeadamente o modo como a solução contribui para a redução da pegada carbónica, o uso sustentável de recursos naturais e a melhoria das condições de vida das comunidades" conclui.
Evento final a 25 de junho
As inscrições decorrem até 21 de abril. Depois de submetidas as candidaturas, a MEO Empresas selecionará um máximo de 20 soluções. Numa segunda fase, decorrerão reuniões com as empresas selecionadas para apresentação das soluções.
Concluídas as reuniões, serão eleitas as 12 soluções finalistas, que serão apresentadas no evento final marcado para 25 de junho. Até ao evento final, as empresas concorrentes selecionadas terão apoio técnico especializado e acesso à rede 5G do MEO, para testar ou mesmo fazer evoluir as suas soluções, com a equipa do laboratório tecnológico golabs.5G da Altice Portugal.