Outros sites Medialivre
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

PME ganham competitividade com a cloud

Portugal está atrasado na digitalização das PME. A cloud surge como uma solução para acelerar a mudança e permitir ganhar competitividade.

09 de Outubro de 2024 às 15:24
  • ...

O relatório de 2024 da Comissão Europeia que avalia o desempenho de Portugal para atingir as metas e objetivos da Década Digital da União Europeia, mostra que o país está atrasado na digitalização das PME e na adoção de tecnologias avançadas pelas empresas. Um atraso que causa preocupação, dado que a transformação digital em curso coloca estas ferramentas no centro da sustentabilidade e crescimento das pequenas e médias empresas. A capacidade de adaptação tecnológica é vital para que as PME se mantenham competitivas num mercado cada vez mais exigente, onde agilidade e eficiência operacional são essenciais.

A relutância de algumas PME em adotar tecnologias como a cloud é uma fonte de perplexidade para os especialistas, num período em que os serviços baseados na cloud se massificaram. Vários estudos demonstram a eficácia da cloud como catalisador de inovação e facilitador da adoção de outras tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a cibersegurança. Nos últimos anos, a adoção de soluções de cloud computing — sejam em formato privado, público ou híbrido — tem crescido exponencialmente, impulsionada pela capacidade de oferecer serviços online de forma eficiente, a custos competitivos e acessíveis para as PME, com escalabilidade e recursos partilhados.

Novos modelos

Neste contexto, modelos como o de cloud privada asseguram uma infraestrutura virtual dedicada à empresa. Já o modelo de cloud pública permite o acesso da empresa a uma infraestrutura virtual partilhada, garantindo níveis de segregação e segurança. Acresce que as clouds públicas, como a da Azure (Microsoft) e AWS (Amazon), permitem o acesso a serviços inovadores de internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, entre outros, em modelos PaaS (Platform as a Service). No caso da cloud híbrida, surge como uma solução indicada para empresas que querem manter parte dos sistemas e aplicações em cloud privada, mas que pretendem aceder aos serviços e benefícios da cloud pública.

Acelerando a transformação digital

Existe consenso entre os especialistas de que a aceleração tecnológica em curso apenas acentuará as vantagens da adoção da cloud. Esta pode ser uma das razões pelas quais as empresas portuguesas estimam aumentar os seus investimentos em tecnologia a um ritmo médio de 15% ao ano até 2027, um valor muito acima do crescimento económico nacional previsto. Os dados são do estudo IDC FutureScape - AI Trends Reshaping Digital Landscapes, no qual a consultora identifica a inteligência artificial, a cibersegurança e a cloud como as principais áreas de investimento, confirmando a relevância crescente destas tecnologias no contexto da transformação digital da economia nacional.

As soluções híbridas, por exemplo, permitem otimizar os recursos tecnológicos das empresas, aliando segurança, escalabilidade e flexibilidade. Focando na segurança, os serviços cloud surgem como a melhor garantia do acesso a recursos e tecnologias sofisticadas e permanentemente atualizadas, capazes de fazer frente ao aumento dos riscos de cibersegurança. Também o crescimento exponencial da internet das coisas e do volume de dados gerados veio colocar em evidência as vantagens da integração entre "edge computing" (computação distribuída) e cloud para reduzir a latência e acelerar a análise ao enorme volume de dados gerados por estas novas redes.

Escolher o fornecedor certo: uma decisão estratégica

A multiplicação dos modelos de negócio e do tipo de infraestruturas, recursos e serviços baseados em cloud, proporcionam às PME acesso a serviços, tecnologias e recursos que dificilmente poderiam ter de forma dedicada.

Nesse sentido, os especialistas aconselham que as PME selecionem parceiros com uma ampla experiência, um portfólio abrangente de soluções, certificação de qualidade, suporte em português e a capacidade de oferecer serviços complementares, como gestão e segurança. Além disso, a localização dos dados em território nacional é uma consideração importante para muitas empresas.

Opções MEO Empresas

A MEO Empresas posiciona-se como um fornecedor de referência no mercado nacional, oferecendo uma ampla gama de soluções cloud adaptáveis às necessidades dos seus clientes. A oferta de cloud privada inclui servidores dedicados, garantindo a segurança e a manutenção dos dados em Portugal. No que respeita à cloud pública, as soluções da MEO Empresas permitem tirar partido das plataformas Microsoft Azure e Amazon Web Services (AWS). Acrescem também as soluções de Backup e Cibersegurança que permitem a proteção integrada de diferentes tipos de equipamentos. Estas soluções proporcionam às empresas vantagens competitivas em termos de flexibilidade, escalabilidade e redução de custos, assegurando ao mesmo tempo uma elevada disponibilidade, segurança e mobilidade dos serviços.