Outros sites Medialivre
Notícia

Uma parceria de elite para formar gestores com impacto

Com um modelo educativo inovador e uma forte ligação ao mercado global, a proposta do The Lisbon MBA Católica|Nova destaca-se pela combinação de três escolas de negócios de prestígio internacional.

19 de Março de 2025 às 16:38
  • ...

O The Lisbon MBA Católica|Nova resulta de uma colaboração entre a CATÓLICA-LISBON, a Nova SBE e o MIT Sloan Schoolof Management, o que lhe confere um estatuto único em Portugal e o coloca entre os melhores do mundo. Osprogramas do The Lisbon MBA estão na 24.ª posição na Europa, destacando-se com o seu Executive MBA (part-time) na 49.ª posição no mundo, e o seu International MBA (full-time), na 3.ª posição no mundo no critério "International Course Experience". O The Lisbon MBA é o número 1 em Portugal com os seus dois programas nos rankings do Financial Times. Segundo Maria José Amich, diretora-executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova, "o que diferencia este MBA é a sua génese, o facto de reunir três prestigiadas escolas de negócios, cuja parceria permite oferecer programas de MBA com os mais altos padrões de rigor académico, excelência e inovação."

De acordo com esta responsável, ser o único MBA português no Global MBA Ranking do Financial Times de 2025 é um reflexo do compromisso com a excelência. O programa tem vindo a captar talento internacional, contando com cerca de 150 alunos de 25 nacionalidades. "Cerca de 70% dos alunos do nosso International MBA são de origem internacional", afirma Maria José Amich, sublinhando o impacto da internacionalização no perfil dos participantes. Da mesma forma, o corpo docente, composto por mais de 40% de professores internacionais, tendo 100% um doutoramento numa universidade de topo internacional, combina investigação de excelência com experiência empresarial, proporcionando uma ligação prática ao mundo dos negócios. "Os nossos professores estão ligados ao mundo das empresas, seja como consultores ou como membros de conselhos de administração, o que lhes permite ter uma visão da realidade empresarial muito apurada", confirma a responsável.

MBA com impacto
A inovação tecnológica e a sustentabilidade estão no "core" do currículo do The Lisbon MBA. A Inteligência Artificial (IA) e os princípios ESG (Environmental, Social, and Governance) estão integrados de forma transversal nos programas, e os alunos beneficiam de uma imersão no MIT Sloan em Boston, escola de negócios pioneira em empreendedorismo e inovação tecnológica. O modelo de "action learning" é outro grande foco da abordagem curricular dos programas. "Oferecemos uma componente de aceleração de negócios para fomentar o empreendedorismo e cadeiras cada vez mais ligadas à inovação tecnológica e que respondem aos interesses profissionais dos alunos", realça Maria José Amich.

A iniciativa "The Lisbon MBA Talks with CEOs" promove encontros regulares com CEOs e/ou executivos sénior de áreas funcionais. Segundo a diretora-executiva, estas sessões são muito apreciadas, pois além dos alunos aprenderem sobre diferentes setores e opções de carreira em diferentes áreas, são também oportunidades de networking com executivos de topo, num ambiente íntimo e de confidencialidade. O programa conta ainda com uma forte comunidade de alumni, que inclui mais de 40.000 profissionais em todo o mundo e permite ampliar as redes de contactos dos alunos, reforçando a oferta de "lifelong learning". Em termos de progressão profissional, os alunos têm acesso a serviços de carreira personalizados, workshops e mentoring, garantindo uma abordagem focada no "Meaningful Professional Advancement" dos alunos. Com um aumento salarial de 89%, os alunos do International MBA auferem em média $135.825, (cerca de 125.000€) anuais brutos após 3 anos de concluir o MBA. O The Lisbon MBA oferece a empregabilidade de 97% após 6 meses de graduação

A diversidade como motor de inovação
O perfil dos alunos do The Lisbon MBA demonstra uma crescente diversidade. No International MBA, a média de idade dos alunos é de 31 anos, com aproximadamente 8 anos de experiência profissional, enquanto o Executive MBA apresenta uma média de idade de 39 anos e 15 anos de experiência. As formações académicas variam entre engenharia, economia, medicina, arquitetura, direito e ciências sociais, promovendo um ambiente multidisciplinar e enriquecedor.

As mulheres têm uma presença significativa, representando 42% do International MBA e 25% do Executive MBA. Para incentivar esta tendência, existem bolsas específicas, como a "Women in Business".

O The Lisbon MBA Católica|Nova continua a expandir as suas parcerias globais, permitindo aos alunos frequentar programas em instituições como St. Gallen, na Suíça, Esade, em Espanha, Fundação Dom Cabral, no Brasil ou Cape Town University, na África do Sul e, mais recentemente, optar por realizar uma semana de imersão em Singapura com o St. Gallen Institute of Asia e aprofundar conhecimentos sobre como fazer negócios no Sudeste Asiático e na China, interagindo com empresas e empresários nesta dinâmica região do mundo.

O que diferencia este MBA é a sua génese, o facto de reunir três prestigiadas escolas de negócios, cuja parceria permite oferecer programas de MBA com rigor académico, excelência e inovação.Maria José Amich, diretora-executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova
Mais notícias