Outros sites Medialivre
Notícia

Um passaporte para a progressão na carreira

Com tripla acreditação internacional e uma estreita ligação ao mercado empresarial, o MBA Executivo da Católica Porto Business School proporciona uma abordagem equilibrada entre a teoria e a prática, preparando os líderes para os desafios da transformação digital e da sustentabilidade.

19 de Março de 2025 às 16:40
  • ...

A Católica Porto Business School (CPBS) é a única business school no Porto e na região Norte que detém a "Triple Crown", distinção atribuída às escolas acreditadas pelas três principais entidades internacionais: AMBA, EQUIS e AACSB. Apenas quatro escolas de negócios em Portugal possuem esta distinção, que é reconhecida por menos de 1% das escolas em todo o mundo. "Este reconhecimento reforça a confiança dos candidatos na qualidade dos nossos programas", afirma João Pinto, dean da CPBS. Além desta distinção, a escola integra o ranking europeu da Financial Times das melhores business schools de negócios, consolidando a sua reputação internacional.

Portugal tem vindo a afirmar-se como um destino académico de referência para estudantes estrangeiros, nomeadamente dos países lusófonos, devido à sua cultura, linguagem, clima e segurança. Apesar de a maioria dos participantes no MBA Executivo ser de nacionalidade portuguesa, a CPBS tem registado um aumento constante de alunos internacionais, sobretudo do Brasil. A especificidade do MBA Executivo, que requer experiência profissional e não é um programa full-time, faz com que muitos dos alunos estrangeiros já residam e trabalhem em Portugal. A flexibilidade do calendário – com apenas três dias e meio de aulas por mês – permite uma melhor conciliação com a vida profissional e pessoal, tornando o programa ainda mais atrativo.

Corporate Club
A CPBS aposta num modelo de ensino que equilibra a teoria e a prática, através de metodologias ativas como estudos de caso, discussões em grupo e aprendizagem baseada em desafios. A ligação ao mercado empresarial é garantida pelo Corporate Club, uma rede de mais de 20 empresas de referência que proporciona oportunidades de networking e envolvimento em projetos reais. "A integração com o mercado empresarial, através de parcerias e redes de contactos, oferece ainda oportunidades de networking e desenvolvimento de carreira, fatores altamente valorizados por todos os alunos", confirma João Pinto.

Além disso, é permanente a interação com as empresas e outras organizações do setor da economia social, designadamente através do Corporate Club. Outro diferencial do programa é o desenvolvimento de Human and Leadership Skills, um módulo que acompanha os alunos até dois anos após a conclusão do MBA. Este programa inclui mentoring, feedback de desenvolvimento e reforço de competências comportamentais, garantindo uma formação contínua e alinhada com as exigências do mercado global. De acordo com o dean na Católica Porto Business School, procura-se desta forma garantir acesso a mentores que asseguram a adequada aplicação prática das competências adquiridas.

"Queremos que o MBA seja, também, fonte de alegria e bem-estar, desafiando os alunos a participar em atividades de team building e momentos de desenvolvimento pessoal e de diversão, absolutamente críticos para quem compreende que o papel de um gestor não se esgota em competências técnicas", destaca o docente.

Inovação e sustentabilidade dão impulso à carreira
O MBA Executivo da CPBS prepara os seus alunos para os desafios contemporâneos, com um foco especial na inovação, transformação digital e sustentabilidade. O programa proporciona ainda semanas internacionais na ESADE Business School, em Barcelona, e também na WU - Vienna University of Business and Economics.

Adicionalmente, a CPBS mantém um observatório para avaliar a progressão dos seus alunos. Os dados mais recentes indicam que o MBA tem um impacto significativo na carreira dos diplomados: ainda durante o curso, 33% dos alunos foram promovidos internamente e outros 33% mudaram para um cargo superior noutra empresa. Após a conclusão, 22% foram promovidos dentro da mesma organização e 44% assumiram funções de maior responsabilidade noutra empresa.

Os resultados obtidos pelos formandos comprovam o impacto do programa na progressão profissional e na valorização salarial. O salário bruto médio anual dos participantes aumentou cerca de 39% após a conclusão do MBA, evidenciando o retorno do investimento na formação.

A combinação de prestígio internacional, ligação ao mundo empresarial e estrutura curricular inovadora faz do MBA Executivo da CPBS uma escolha de excelência para profissionais que procuram potenciar a sua carreira e assumir desafios de liderança tanto dentro das suas organizações como em novos desafios no mercado de trabalho.

 

Queremos que o MBA seja, também, fonte de alegria e bem-estar, desafiando os alunos a participar em atividades de team building e momentos de desenvolvimento pessoal. João Pinto, dean da Católica Porto Business School
Mais notícias