Outros sites Medialivre
Notícia

Um contributo fundamental para liderar a mudança

Num mercado em que as empresas procuram líderes com visão estratégica e compromisso com a sustentabilidade, um MBA pode ser a chave para diferenciar talento.

19 de Março de 2025 às 16:34
  • ...

O mercado de MBA em Portugal tem acompanhado a evolução do mundo empresarial, diversificando-se e tornando-se cada vez mais especializado. "O panorama atual dos cursos de MBA em Portugal caracteriza-se por uma oferta bastante diversificada, notando-se alguma tendência para a especialização setorial deste tipo de curso de educação executiva", confirma João Leitão, professor associado da UBI e vice-coordenador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais. A procura por estas formações continua a crescer, impulsionada pela qualidade do ensino, pela certificação e pela reputação crescente das escolas portuguesas a nível internacional. Portugal surge ainda como um destino atrativo para estudantes estrangeiros, conjugando um custo de vida competitivo com um ambiente académico dinâmico.

A transformação digital e os desafios ambientais, sociais e de governação (ESG) levaram as escolas de negócios a reformular os seus programas e a torná-los mais práticos. "As escolas seguem as tendências mais recentes, propondo denominações inovadoras e temáticas que respondem a desafios como ESG, empreendedorismo sustentável, sustentabilidade, desenvolvimento ESG e inteligência artificial", explica João Leitão. E um MBA já não se esgota na sala de aula. "As escolas têm ajustado as suas estruturas curriculares para incluir estágios, mentoring e visitas de campo, programas de apoio à empregabilidade e bolsas de estudo para internacionalização (famílias de programas Erasmus+), além da adoção de soluções/plataformas integradas (vulgo, ERP na gestão de processos), jogos de simulação e, mais recentemente, ferramentas de inteligência artificial (IA)", acrescenta o professor da UBI.

Formar os líderes do futuro
A UBI tem procurado adaptar-se às necessidades dos alunos e das empresas. O ESG MBA é um exemplo desse alinhamento e, segundo João Leitão, "distingue-se das restantes ofertas, a nível nacional, pelo facto de ter uma estrutura curricular que segue abordagens ESG, ou seja, tendo como dimensões agregadas por dimensão: Environmental (E); Social (S); e Governance (G); apostando num mix formativo assegurado por académicos, executivos com longa experiência profissional e alumni".

Mais do que um curso, o ESG MBA da UBI é um laboratório de inovação e pensamento estratégico, formando líderes capazes de tomar decisões sustentáveis e alinhadas com as exigências de contextos em rápida transformação. "Os estudantes do ESG MBA têm realizado visitas de campo a empresas multinacionais e nacionais (por exemplo, Delta, Navigator, Coficab, Mecalbi) e empresas do ecossistema empreendedor da UBI, direta ou indiretamente ligadas à incubadora UBI Medical. Os estudantes têm ainda acesso a iniciativas promovidas pelo Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB)", explica o docente.

O ESG MBA da UBI distingue-se das restantes ofertas, a nível nacional, pelo facto de ter uma estrutura curricular que segue abordagens ESG.João Leitão, professor associado da UBI e vice-coordenador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais

 

Mais notícias