Outros sites Medialivre
Notícia

Formação diferenciadora para executivos

Alinhado com as exigências do mercado global, o MBA para Executivos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra promete um forte impacto na progressão profissional dos seus participantes.

19 de Março de 2025 às 16:39
  • ...

O MBA para Executivos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) destaca-se pela integração no seu currículo de temas emergentes como a sustentabilidade e a transformação digital. De acordo com Pedro Torres, subdiretor da FEUC e coordenador do MBA, "os conteúdos programáticos das várias unidades curriculares do plano de estudos do curso são regularmente atualizados", para acompanhar as transformações do setor empresarial. Além da revisão curricular contínua, a FEUC aposta na colaboração com especialistas nacionais e internacionais, proporcionando aos estudantes diferentes perspetivas sobre gestão, liderança e inovação.

O programa não inclui estágios, mas oferece diversas oportunidades de networking e desenvolvimento profissional. O Clube MBA, que agrega antigos e atuais estudantes, organiza eventos como as MBA Talks e o Connect Your Dots. "Recentemente, foi realizada a 4ª edição do Connect Your Dots, com o tema da cibersegurança e da inteligência artificial", relembra Pedro Torres. Adicionalmente, os estudantes podem beneficiar do programa de mentoring da FEUC e de colaborações com parceiros de renome, como o Instituto Pedro Nunes. O MBA também promove um Career Design Workshop em parceria com a SHL, empresa especializada em desenvolvimento de carreiras.

Qualidade e reconhecimento
A FEUC está em processo de obtenção da acreditação internacional da AMBA, um reconhecimento que poucos programas em Portugal possuem. "O MBA para Executivos da FEUC é o único na Região Centro com condições para integrar o grupo restrito de MBA com este reconhecimento internacional", destaca Pedro Torres. Outro fator diferenciador é a inserção do MBA num ecossistema académico e empreendedor de excelência. A colaboração entre as quatro áreas científicas da FEUC – economia, gestão, sociologia e relações internacionais – permite uma formação multidisciplinar, essencial para a liderança e gestão em contextos complexos.

O MBA para Executivos é ajustado regularmente para incorporar novas competências. "Neste último ano letivo, foi introduzida a unidade curricular Diversidade, Igualdade e Inclusão, assegurada pelo Núcleo de Sociologia", refere Pedro Torres. A transformação digital e a sustentabilidade são dois dos pilares do programa, abordados transversalmente em diferentes unidades curriculares e master classes com especialistas internacionais. Estes temas atraem profissionais experientes, sendo a idade média dos estudantes inscritos no MBA para Executivos de 42 anos, e 16 anos de experiência profissional. "Neste ano letivo, 37% dos participantes são mulheres", destaca Pedro Torres. Entre as formações de base, destacam-se as engenharias e a saúde.

O MBA para Executivos da FEUC é o único na Região Centro com condições para integrar o grupo restrito de MBA com reconhecimento internacional.Pedro Torres, subdiretor da FEUC e coordenador do MBA para Executivos

 

Mais notícias