Se Lisboa se tem afirmado, cada vez mais, como hub de formação para executivos, o ISEG Executive Education tem vindo a capitalizar este contexto para consolidar a sua reputação a nível internacional e que está refletida na diversidade das suas turmas. "O ISEG MBA atrai uma diversidade significativa de alunos internacionais, representando entre 20 e 30% de cada turma. Esta diversidade enriquece o ambiente académico e promove uma experiência multicultural valiosa para todos os participantes", afirma Joana Santos Silva, CEO do ISEG Executive Education e diretora-executiva do ISEG MBA.
O prestígio da instituição é reforçado pelo seu posicionamento nos rankings internacionais. "O ISEG Executive Education está entre as 50 melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking do Financial Times, e pertence ao seleto grupo de menos de 1% das business schools mundiais com a 'Triple Crown', possuindo acreditações da AACSB, AMBA e EQUIS", destaca a docente.
Especialização e flexibilidade
A diferença do ISEG MBA em relação a outros programas reside na sua abordagem "holística e aplicada à gestão", que assenta em três pilares essenciais: liderança, inovação e impacto. A aposta na ligação ao mercado e na formação de gestores preparados para a nova economia é um dos principais atrativos do programa. De acordo com Joana Santos Silva, os alunos do ISEG MBA têm acesso a uma formação transversal em gestão, com especial foco em estratégia, liderança e inovação. A flexibilidade é uma das grandes vantagens do programa, permitindo que os alunos tenham a "possibilidade de explorar temas emergentes e personalizar a sua experiência através de um International Immersion Program, em Silicon Valley, e diversos Business Challenges". "A imersão internacional no Silicon Valley é realizada em parceria com a Universidade de San Francisco e assegura uma forte ligação ao meio empresarial através de um corpo docente de excelência e parcerias estratégicas", explica a responsável.
A evolução curricular é contínua, garantindo a atualização dos conteúdos do ISEG MBA em cada edição, de forma a incorporar novos conteúdos, professores e desafios empresariais. "Isso garante que o programa permaneça relevante e alinhado às necessidades do mercado em constante evolução", destaca a docente. Procurando alinhar-se com um mundo empresarial marcado pela rápida evolução tecnológica e pela necessidade de gestão sustentável, o ISEG MBA aposta fortemente na integração destes temas no seu currículo. "O programa incorpora módulos dedicados à Sustentabilidade e ESG, áreas nas quais o ISEG foi pioneiro há mais de 15 anos", diz Joana Santos Silva. Além disso, a Transformação Digital e a Inovação Empresarial são igualmente temáticas importantes nos currículos, assegurando que os alunos desenvolvam uma visão estratégica e prática sobre os desafios e oportunidades da nova economia.
Desenvolvimento profissional e networking
Além da componente académica, o networking e as oportunidades de desenvolvimento profissional são também fatores que tornam o programa atrativo para os candidatos, sejam eles nacionais ou internacionais. "Os alunos do ISEG MBA beneficiam de um forte networking através do acesso a uma rede sólida de alumni, eventos exclusivos, mentorias e parcerias empresariais, garantindo oportunidades reais de desenvolvimento de carreira", confirma Joana Santos Silva.
Relativamente ao perfil dos alunos, esta responsável admite que ele tem vindo a evoluir, refletindo uma maior transversalidade dos setores representados. Segundo a diretora-executiva do ISEG MBA, "o perfil dos alunos do ISEG MBA é diversificado, incluindo profissionais de gestão, engenharia, tecnologia, consultoria e indústrias criativas". "Nos últimos anos, observou-se uma tendência de participantes mais jovens e uma maior abrangência de setores", conta.
Um dos indicadores mais relevantes para medir o sucesso de um MBA é o impacto que tem na progressão profissional dos seus alumni. Segundo Joana Santos Silva, os resultados são claros, já que "os alumni do ISEG MBA reportam avanços expressivos na carreira, incluindo promoções, mudanças de setor e lançamento de novos projetos empresariais". Desta forma, o programa "impulsiona a ascensão profissional e amplia significativamente as oportunidades no mercado global", acrescenta a docente.
Para muitos profissionais, a principal dúvida ao considerar um MBA é o retorno do investimento. No caso do ISEG MBA, a diretora-executiva do ISEG MBA considera que a combinação entre prestígio académico, reconhecimento empresarial e oportunidades concretas de desenvolvimento de carreira são fatores que justificam a aposta.