Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Há 20 anos a moldar os gestores do futuro

A Católica Porto Business School comemora este ano duas décadas de programas de MBA, reafirmando o seu compromisso em preparar líderes capacitados para os desafios do mundo empresarial.

19 de Março de 2024 às 15:04
  • ...
Com mais de 35 anos de experiência e 20 anos de programas de MBA, a Católica Porto Business School é reconhecida pela sua abordagem de ensino personalizada, direcionada para profissionais com formações e experiências diversificadas, provenientes de diversos setores de atividade. Além da qualidade académica, os programas MBA destacam-se pelos seus múltiplos fatores diferenciadores. Desde uma avaliação 360° dos participantes até ao acompanhamento tutorial e de mentoria, passando por um programa de Human & Leadership Skills, a Católica Porto Business School investe na formação integral dos seus alunos. "Apostamos num tratamento personalizado e muito próximo, procurando desenhar uma student journey focada no 'know-how', no 'know-people' no 'know-business' e no enriquecimento da pessoa", destaca Luís Marques, diretor do MBA Executivo da instituição.

A internacionalização é também uma peça-chave na oferta da Católica Porto Business School. Parceiros internacionais de renome, como a ESADE Business School, em Espanha, a Luiss Business School, em Itália, e a WU – Vienna University of Economics and Business, na Áustria, permitem aos alunos uma imersão internacional, enriquecendo assim a sua experiência formativa. A Católica Porto Business School integra ainda um grupo restrito que inclui apenas 1% das escolas de negócios em todo o mundo, acumulando três das mais relevantes acreditações internacionais: AMBA, EQUIS e AACSB. O MBA Executivo da Católica Porto Business School foi também distinguido pelo QS Executive MBA Ranking 2023, reforçando o reconhecimento da qualidade, excelência e rigor dos seus programas.

Para além da forte componente técnica e transformacional, o MBA Executivo inclui um programa de Human and Leadearship skills que permite o desenvolvimento de um plano de carreira individual, obter feedback de desenvolvimento e reforçar as competências comportamentais dos alunos. "A partir de 2023, o programa passou a acompanhar os nossos alunos nos dois anos após a conclusão do seu MBA, procurando garantir o acesso a mentores que asseguram a adequada aplicação prática das competências adquiridas", destaca Luís Marques.

Equilíbrio com a vida pessoal e profissional

Luís Marques admite que depois de um período mais conturbado associado à pandemia covid-19, tem-se assistido a um aumento de alunos na edição 2023 do programa, o que sustenta as expetativas muito positivas. De acordo com o docente, o incremento da procura regista-se com perfis muito distintos e de áreas de atividade mais diversificadas. "A Católica Porto Business School já tem uma maioria de estudantes mulheres nos seus programas, incluindo o MBA, o que não é muito comum nas business schools", e que Luís Marques considera ser uma mais-valia "significativa".

O MBA Executivo tem a duração de dois anos, sendo uma preocupação para a instituição que esta formação avançada se concilie da melhor forma possível com a vida pessoal e profissional dos alunos: a nível de horário de aulas, os alunos têm as aulas durante três dias seguidos numa dada semana do mês. Isto permite, no âmbito dos horários, libertar os restantes 27 dias para todas as outras atividades dos alunos. 

Experiências aceleradoras de conhecimento

Se a diversidade de perfis na sala de aula é encarada como um fator essencial para enriquecer a aprendizagem, em relação aos critérios de seleção de docentes que conduzem o programa, Luís Marques explica que o MBA Executivo combina um corpo de professores de excelência, tanto nacionais quanto internacionais, com uma forte interação com o meio empresarial através do Clube de Empresas. O Clube de Empresas é composto por 20 empresas que asseguram as visitas de estudos, sessões de contacto com os seus CEO, participação no Conselho Consultivo do MBA, participação em seminários e fornecimento de casos de estudo que suportarão os projetos de parte dos módulos letivos.

Esta interação proporciona aos alunos a oportunidade de trabalharem em projetos reais de diversas organizações, desde startups tecnológicas até grandes grupos empresariais. De acordo com o docente, o MBA Executivo da Católica Porto Business School oferece esta experiência de aprendizagem com base numa relação personalizada com os docentes e com toda a equipa executiva, mas sobretudo pelo acompanhamento tutorial que poderá usufruir ao longo de todo o programa. "A ideia de que as escolas de gestão funcionam como ‘aceleradores’ de conhecimento por via da sua capacidade para sistematizar e estudar práticas e experiências empresariais levou-nos a idealizar o Clube de Gestores, como uma interface universidade-empresa, uma plataforma de residência de vários projetos que partilham em comum o envolvimento das empresas no processo de formação e desenvolvimento dos gestores", explica Luís Marques.

"A Católica Porto Business School já tem uma maioria de estudantes mulheres nos seus programas, incluindo o MBA, o que não é muito comum nas business schools." Luís Marques, diretor do MBA Executivo da Católica Porto Business School
Mais notícias