Outros sites Medialivre
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Executivos aptos para contextos complexos e em evolução

Diversidade de especializações, enfoque em competências práticas e estratégicas e uma robusta rede de networking preparam os alunos da FEP para as necessidades do mercado.

17 de Setembro de 2024 às 15:23
Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto
  • ...

A formação executiva da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, ou FEP, distingue-se pela atribuição de um grau académico (mestrado executivo), algo único na Universidade do Porto. "Estes programas são desenvolvidos em conjunto com parceiros de referência – como a MC Sonae, Bankinter, Millennium BCP, BA Glass Portugal SA, entre outros – garantindo uma ligação direta às reais necessidades do mercado", explica Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, prosseguindo: "A diversidade de especializações, o enfoque em competências práticas e estratégicas e uma robusta rede de networking oferecem uma formação única, preparando executivos para liderar em contextos complexos e em constante evolução. Com um ano de duração, os mestrados executivos incluem, no segundo semestre, um projeto aplicado em contexto real. Ministrados em horário pós-laboral, com componentes presenciais e à distância, são ideais para profissionais em atividade, contando com especialistas do setor que garantem conteúdos atualizados e relevantes."

A oferta de programas na FEP na formação executiva é vasta, incluindo mestrados executivos e cursos de curta duração em áreas como Finanças, Banca, Retalho e Empreendedorismo. "Este ano letivo, lançámos as primeiras edições do mestrado executivo em Gestão de Operações de Retalho, em parceria com a MC Sonae, e do mestrado executivo em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros, que terá início em novembro, com as candidaturas abertas até 20 de setembro." Estes programas, conta o responsável da FEP, respondem "à crescente necessidade de especialização em setores-chave da economia, sujeitos a grandes transformações pela digitalização e inovação". As áreas de Gestão e Finanças continuam a ser as mais procuradas, impulsionadas pelas mudanças tecnológicas e pela crescente relevância da sustentabilidade nesses setores, é-nos explicado.

No que diz respeito à periodicidade com que se faz a revisão dos cursos, esta é "contínua e sistemática, assegurando que estão alinhados com as mais recentes tendências do mercado e com as necessidades das empresas". Óscar Afonso conta que esta revisão regular resulta de uma colaboração ativa com mais de 50 entidades parceiras, que participam diretamente no desenvolvimento dos programas. "Para além disso, o feedback dos participantes e das empresas parceiras é fundamental para ajustar e inovar constantemente a oferta formativa", realça.

Mais alunos estrangeiros
Quanto à evolução da procura de alunos além-fronteiras, tem registado "um crescimento substancial". Segundo refere o diretor da instituição, a FEP tem "consolidado a sua reputação internacional através de parcerias estratégicas, da oferta de programas em inglês e de reconhecimentos em rankings de prestígio como o Financial Times, o que tem atraído cada vez mais estudantes de diversos países".

O facto de o Porto ter sido eleito o melhor destino Erasmus em 2024 reforça esta atratividade, graças à sua qualidade de vida e excelência académica. "Adicionalmente, os nossos mestrados executivos, desenvolvidos em colaboração com entidades de renome, têm captado o interesse de profissionais estrangeiros que procuram competências atuais para competir num mercado globalizado", relembra.

Modalidade híbrida para quem tem agendas exigentes
Sobre a forma como os cursos são ministrados, passam pelas modalidades presencial e híbrida. A modalidade híbrida, mais adotada nos mestrados executivos, proporciona flexibilidade aos profissionais com agendas exigentes, permitindo-lhes conciliar a formação com o trabalho. "Esta estrutura dinâmica oferece uma experiência de aprendizagem personalizada, maximizando as interações com colegas e docentes, independentemente da modalidade escolhida", diz Óscar Afonso.

Em relação às oportunidades, certificações e suporte de carreira que são oferecidas após a conclusão dos cursos de formação executiva da FEP, os participantes "beneficiam de vastas oportunidades de networking com alumni, parceiros empresariais e líderes de diversos setores". "Todos os mestrados executivos conferem o grau de mestre, altamente valorizado no mercado de trabalho. O Serviço de Desenvolvimento e Carreira da FEP presta suporte individualizado, ajudando os formandos a alcançarem os seus objetivos profissionais, seja na progressão de carreira, na transição para novas funções, ou no desenvolvimento de projetos empreendedores",  refere Óscar Afonso.

Já a idade média dos estudantes dos mestrados executivos situa-se entre os 30 e os 45 anos. "Estes programas destinam-se a profissionais com, pelo menos, cinco anos de experiência, muitos dos quais ocupam cargos de gestão ou liderança. No entanto, também são atrativos para jovens talentosos e empreendedores que desejam desenvolver competências em gestão e liderança para impulsionar os seus próprios negócios", conclui o diretor da FEP.

Bolsas de incentivo


2.000

euros é o valor das bolsas de incentivo que oferece a FEP, ao abrigo do programa Impulso Adultos (PRR), destinadas a apoiar profissionais que desejam aprimorar as suas competências. Algumas empresas parceiras também patrocinam a participação dos seus colaboradores, reconhecendo o valor do desenvolvimento contínuo e da formação especializada.

Mais notícias