Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Como vai ser o cibercrime em 2023

A instabilidade internacional e as assimetrias regionais no que toca à cibersegurança estão a fazer soar os alertas de crimes cibernéticos graves ao longo do próximo ano. O “drone hacking” e os ataques a tecnologias de satélite estão na lista das ameaças antecipadas.
Susana Torrão 16 de Dezembro de 2022 às 14:45

Em novembro, um ciberataque ao WhatsApp permitiu o roubo de milhões de ficheiros e a fuga de 360 milhões de números de telefone de utilizadores da aplicação, espalhados por 108 países. O objetivo foi a venda posterior destes números, sendo mais de 2,2 milhões destes registos portugueses. Também em novembro, os serviços da Segurança Social foram alvo de um ataque que teria como intuito a destruição de dados, que a deteção atempada do ataque evitou.

 

Ao longo dos últimos dois anos, o volume de incidentes de cibersegurança e os números relativos ao cibercrime têm vindo a crescer, uma tendência intensificada pela pandemia e que se manteve desde então. Só em 2022, os peritos da Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital, verificaram um aumento de 5% nos ficheiros maliciosos distribuídos diariamente e um crescimento de 181% no que toca à deteção diária de "ransomware", e as previsões são para que os ataques aumentem no futuro.

 

"Os dados são o ouro destes criminosos, por isso esperamos um aumento dos ataques de ‘phishing’ e de outros ataques de engenharia social, como forma de pôr em causa o funcionamento de empresas e até mesmo de organizações governamentais", explica Pedro Viana, diretor de pré-venda da Kaspersky Iberia.

 

Além dos alvos habituais, é de prever que cresçam também os ataques a organizações até agora menos visadas. Empresas de setores fundamentais, como a agricultura, a pecuária, os transportes públicos e a logística, vão estar na mira dos cibercriminosos. A ideia é "perturbar o máximo possível as cadeias de fornecimento das populações".

Negócios Premium
Conteúdo exclusivo para assinantes
Já é assinante? Inicie a sessão
ASSINE E TENHA ACESSO
A TODA A INFORMAÇÃO DO NEGÓCIOS.
  • A melhor experiência de utilização, sem publicidade intrusiva;
  • Newsletters exclusivas preparadas pela redação;
  • Jornal diário em versão ePaper;
  • Acesso sem limites a todos os conteúdos, em 3 dispositivos;
  • Ofertas, convites e condições especiais de acesso a eventos promovidos pelo Negócios
  • Cancele a qualquer momento
Ver comentários
Saber mais Cibercrime drone hacking hackers cibersegurança WhatsApp privacidade ransomware phishing IoT firewalls smartphones ciberespaço
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Assine e receba 25% do valor em Cartão Continente ASSINE JÁ
Publicidade
C•Studio