Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

A arte e o riso dos mais velhos

A arte e o riso podem ser instrumentos de desenvolvimento, inclusão e bem-estar nas gerações mais velhas. É o que mostram diferentes iniciativas que se desenrolam em lugares tão distintos como um palco ou uma unidade de apoio terapêutico.
Susana Torrão e Vítor Chi - Fotografia 01 de Dezembro de 2023 às 11:00

Os artistas que, na última quarta-feira, fizeram o acolhimento e atuaram nos intervalos do encontro de Universidades Seniores na Voz do Operário, em Lisboa, não pensaram pisar um palco durante a maior parte da sua vida. Com idades cuja média é superior a 70 anos, fazem parte da Trupe Sénior, um projeto intergeracional do Chapitô, e entraram nas lides artísticas quando a maioria deixa – voluntária ou involuntariamente – a vida ativa.

 

As artes performativas e as terapias que recorrem a técnicas performativas são cada vez mais usadas para promover a integração e o bem-estar dos mais velhos. É o caso da Trupe Sénior – que apesar do nome assume uma vocação transgeracional. Outro exemplo é o projeto "Ativismo Afetivo ou o Lugar onde Vivem as Memórias", da atriz Cláudia Andrade, centrado na questão da memória feminina e que a partir de entrevistas e residências artísticas realizadas ao longo de cinco anos, em vários pontos do país, deu origem a um documentário, a uma exposição e ao espetáculo "Para vós", que dá protagonismo às avós.

Ver comentários
Saber mais Envelhecimento Chapitô Trupe Sénior idadismo DomusVi saúde terapia
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio