Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estreia Mundial: Toyota revela novo Aygo Cross

A Toyota acaba de revelar, em estreia mundial, a nova geração Aygo Cross, um ‘crossover’ urbano compacto exclusivo para o segmento A, que tem chegada prevista aos mercados internacionais no próximo ano. Substitui o anterior modelo lançado em 2018.

05 de Novembro de 2021 às 05:00
  • ...
Projetado e produzido na Europa ao gosto dos clientes europeus, o novo Toyota Aygo Cross utiliza a plataforma modular GA-B da marca japonesa, que foi introduzida pela primeira vez no novo Yaris e mais recentemente no Yaris Cross.

Com uma carroçaria de cinco portas e 3,7 metros comprimento, o novo modelo é maior que o seu antecessor em 235 mm. É também mais largo 125 mm (para 1.740 mm), mais alto 50 mm (para 1.510 mm) e a distância entre eixos aumentou 90 mm.

Como resultado, tanto a largura entre os bancos dianteiros (+20mm), como o espaço para ombros (+45mm) são agora maiores, melhorando de uma forma geral a habitabilidade.

Por seu turno, o aumento do espaço de bagagem e o aproveitamento do espaço atrás dos bancos traseiros, resultaram num aumento da capacidade de carga em mais de 60 litros para 231 litros (até à chapeleira).

Esteticamente, o Aygo Cross apresenta uma linha de tejadilho em cunha que lhe confere uma imagem mais dinâmica e desportiva. Na frente, as óticas LED integradas no capot superior tomam a forma de uma asa, enquanto na zona inferior, a grelha de grandes dimensões, os faróis de nevoeiro e a proteção inferior estão dispostas com base no tema do trapézio duplo que faz parte da identidade do Aygo.

A marca desenvolveu também um novo conceito de cor inspirado por várias especiarias para criar uma paleta única de cores para esta nova geração do Aygo Cross. São elas o Verde Cardamom (Cardamomo), o Vermelho Chilli (Pimenta), o Bege Ginger (Gengibre) e o Azul Juniper (Zimbro), que contrastam com o preto bicolor do tejadilho e da traseira. Opcionalmente, a marca propõe um teto de lona retrátil.

No interior, os vários detalhes combinam com as cores exteriores das especiarias conferindo um ‘design’ distinto ao habitáculo, incluindo o painel de bordo e a consola central.

Uma edição limitada de Aygo Cross em Verde Cardamom estará disponível durante os primeiros seis meses de vendas, apresentando detalhes adicionais em laranja Mandarina mate no exterior e nas rodas de liga leve de 18" mate, assim como no interior e nos bancos.

Conectividade, multimédia, segurança
Equipado com o Toyota Smart Connect, cujas funções são acessíveis através de um ecrã tátil de 9 polegadas, este sistema oferece conectividade com e sem fios via ‘smartphone’ e é compatível Android Auto e Apple CarPlay. Permite também a ligação entre o veículo e o telemóvel através da aplicação MyT.

O sistema multimédia da Toyota oferece ainda a navegação baseada na nuvem para fornecer informações de rotas e informação de trânsito. Segundo a marca, novos serviços serão introduzidos ao longo do tempo através de atualizações remotas, pelo que o novo ‘software’ e os serviços conectados serão atualizados automaticamente.

O sistema de áudio da JBL consiste em um conjunto de quatro altifalantes juntamente com um amplificador de 300W e um ‘subwoofe’r de 200 mm localizado bagageira.

Em matéria de segurança, o Aygo Cross dá um passo em frente introduzindo de série o Toyota Safety Sense que combina uma câmara monocular e um radar de ondas milimétricas, e apresenta: sistema de pré-colisão, deteção de peões de dia e de noite, deteção de ciclistas durante o dia, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo inteligente, assistência de condução inteligente, reconhecimento de sinais de trânsito (RSA) e máximos com controlo automático.

Motorização e características
O Aygo Cross é alimentado pelo motor 1KR-FE de 1 litro e 3 cilindros, já utilizado pelo seu antecessor, mas que foi melhorado para cumprir os regulamentos europeus a nível de emissões e consumos, oferecendo ao mesmo tempo elevados níveis de fiabilidade e desempenho. Está disponível com caixa manual de cinco velocidades ou transmissão CVT (variação contínua).

Características técnicas
Motor a combustão: gasolina, 3 cilindros em linha, 12 válvulas DOHC, VVT-i, injeção eletrónica.
Cilindrada: 998 cc.
Potência máxima: 72 cv às 6.000 rpm.
Binário máximo: 93 Nm às 4.400 rpm.
Velocidade máxima: 151 km/h (CVT); 158 km/h (manual).
Aceleração máxima 0-100 km/h: 15,5 s (CVT); 15,6 s (manual).
Tração: dianteira.
Transmissão: CVT ou manual 5 velocidades.
Consumo médio/100 km WLTP: 4,9 l (C VT); 4,7 l (manual).
Emissões CO2: 110 g/km (CVT); 107 g/km (manual).
Lançamento: 2022
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio