Notícia
Taxify já é um unicórnio
Aos cinco anos de idade, a Taxify entrou num clube muito cobiçado: o dos unicórnios. Ou seja, já está avaliada em mais de mil milhões de dólares.
A aplicaçao electrónica de transporte Taxify, criada pelo estónio Markus Villing em 2013, com a ajuda do seu irmão Martin, ascendeu à categoria de unicórnio – as empresas avaliadas em pelo menos mil milhões de dólares.
O feito foi conseguido após uma angariação de capital no valor de 175 milhões de dólares junto de um grupo de investidores, entre os quais se incluem a alemã Daimler (dona da Mercedes); o fundo de capital de risco Korelya Capital; o co-fundador da startup estónia TransferWise, Taavet Hinrikus; e outros investidores, como o serviço chinês de partilha de boleias DidiChuxing, referem a Bloomberg e a TechCrunch.
Este dinheiro agora angariado será direccionado para o desenvolvimento da tecnologia usada pela Taxify e também para melhorar as operações nos seus mercados na Europa e África, referiu a empresa.
A Taxify, que entrou em Lisboa no passado dia 11 de Janeiro, tem cinco anos de idade e já conta com mais de 10 milhões de passageiros em mais de 25 países.
O seu fundador e CEO, Markus Villig tem agora 24 anos – o que o torna num dos mais jovens presidentes executivos de um unicórnio.
Villig tinha trabalhado no Skype, startup nascida também na Estónia, quando sentiu necessidade de criar um serviço no país qe permitisse chamar um motorista privado de forma mais fácil. A solução começou por conquistar os países bálticos e afirmou-se, depois, noutras geografias.
As plataformas digitais para a área da mobilidade - basta pegar num telemóvel e chamar o carro – têm estado a desenvolver-se com grande rapidez. Em Portugal, além da Taxify, operam ainda a Uber, Cabify e Chofer.