Notícia
Altran dispara mais de 20% e Capgemini mais de 8% após oferta de compra
A Capgemini lançou uma oferta de compra sobre a Altran, oferecendo 14 euros por cada ação. A proposta mereceu a aprovação dos conselhos de administração das duas cotadas, tratando-se de uma oferta amigável. E este contexto está a ser refletido na negociação das ações em bolsa.
As ações da Capgemini e da Altran estão a viver um dia de fortes ganhos em bolsa, a beneficiar do anúncio da oferta de compra lançada pela Capgemini. Esta última ofereceu 14 euros por cada ação da Altran, o que corresponde a um prémio de 22% face à cotação de fecho de segunda-feira.
E é este prémio que os investidores estão a refletir no valor da Altran, até porque, tendo o conselho de administração aprovado a transação, a expectativa de que a operação tenha sucesso é elevada.
Assim, as ações da Altran estão a subir 21,36% para 13,92 euros, tendo chegado a tocar nos 14 euros – a contrapartida oferecida -, o que corresponde a um máximo de novembro de 2017. Já a Capgemini está a apreciar 6,99% para 110,95 euros, tendo chegado a subir 8,58% para 112,60 euros.
A oferta da Capgemini sobre a Altran é em dinheiro e ascende a "3,6 mil milhões de euros, excluindo a dívida líquida (de cerca de 1,4 mil milhões de euros)", de acordo com um comunicado publicado na segunda-feira.
As sinergias criadas por esta operação deverão traduzir-se num aumento de 25% dos resultados por ação, em 2023, estima a Capgemini. As sinergias comerciais deverão "gerar entre 200 milhões e 350 milhões de euros em receitas anuais adicionais", adianta o comunicado da Capgemini.
O acordo, diz o mesmo comunicado, "foi recomendado e aprovado unanimemente pelos conselhos de administração da Capgemini e da Altran".
As duas empresas estão presentes em Portugal. A Capgemini tem escritórios em Lisboa e um centro de excelência em Évora e a Altran conta com três centros: Lisboa, Fundão e Porto.