- Partilhar artigo
- ...
Ao longo dos seus primeiros sete anos de atividade, a Goparity investiu mais de 32 milhões de euros para financiar 335 projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Primeiro relatório de impacto da fintech portuguesa inclui os resultados da sua atividade desde a sua criação, em 2017, até ao final de 2023, indicando que foram impactadas 142 organizações com e sem fins lucrativos e cerca de 90 mil pessoas.
A plataforma financiou projetos em três continentes (Europa, África e América), com mais de 15 mil pessoas e empresas a investir 32 milhões de euros. Foram criados mais de 4700 postos de trabalho.
Até hoje, os projetos evitam a emissão de mais de 25 mil toneladas de CO2 para a atmosfera todos os anos, geram acima de 21 mil Mwh de energia limpa por ano e já contribuíram para a gestão sustentável de 1500 hectares de terra e água.
"O nosso relatório demonstra que 88% da nossa comunidade de investidores, que tem crescido ano após ano, reconhece o papel da Goparity na sua literacia financeira, destacando a possibilidade de utilização de instrumentos financeiros éticos e sustentáveis. Estes primeiros anos são prova viva que a nossa missão de democratizar o acesso ao financiamento sustentável e de impacto está no caminho certo", afirma Nuno Brito, CEO da Goparity.
Os projetos desenvolvidos enquadram-se nas áreas da energia sustentável, transição sustentável, água e economia azul, utilização sustentável dos solos e da terra e economia social.
O relatório dá conta ainda de que, nestes primeiros sete anos de atividade, cerca de 70% do dinheiro investido pela comunidade da Goparity foi destinado a empresas e projetos portugueses, com um total de 21 milhões e 900 mil euros financiados em Portugal.
Até ao final do ano passado, a comunidade portuguesa da plataforma correspondia a quase 36 mil utilizadores, o que representa cerca de 85% do total.
Em agosto de 2024, a plataforma de investimento sustentável ultrapassou os 40 milhões de euros investidos.