Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Outras televisões

Diferenças ibéricas: aqui ao lado, em Espanha, o ano que passou viu o nascimento de dois novos canais abertos – a Cuatro e a Seis. Em Portugal continua a parecer uma heresia falar-se na possibilidade de, ainda antes do lançamento da Televisão Digital Terr

  • ...

E o mero licenciamento de canais destinados a plataformas fechadas continua a ser uma dor de cabeça. Só para termos uma ideia de como o mundo anda mais depressa do que a política permite, vejam-se estes dois casos vindos dos Estados Unidos e que irão deixar marcas na forma como a televisão é distribuída e consumida.

Boas notícias no mundo da TV por banda larga: uma empresa norte-americana, o Starz Entertainment Group (SEG), anunciou esta semana o lançamento do Vongo, um serviço de banda larga que permite distribuir filmes e diverso conteúdo vídeo a computadores baseados no sistema Windows, a alguns dispositivos portáteis compatíveis e a aparelhos de televisão. Os assinantes deste novo serviço, que custa 9.9 dólares norte americanos por mês, terão acesso à emissão do canal Starz TV, feita em streaming, e a um catáologo de mais de mil títulos, entre os quais «The Incredibles», «Pulp Fiction», «Annie Hall» e «Dances With The Wolves», entre outros. Existe uma extensa lista de títulos adicionais que podem ser vistos no sistema de pay-per-view (PPV), ao preço de 3.99 dólares cada um. A SEG estabeleceu já um acordo com a Sony para que o Vongo seja um dos parceiros privilegiados do serviço Connect Vídeo que vai ser brevemente lançado. Por outro lado a Microsoft está a trabalhar estreitamente com a SEG para assegurar que a qualidade de imagem obtida com o Vongo seja uma referência.

Do lado da Apple e do admirável mundo novo do iPod, a Walt Disney anunciou que vai alargar o pacote de oferta no iTunes Music Store. Assim passarão a estar disponíveis conteúdos desportivos dos canais ESPN e ABC Sports, assim como conteúdos dos canais ABC News e ABC Family. O ESPN (uma das maiores operações de televisão baseada em todas as formas de desporto) e a ABC Sports são os primeiros fornecedores de conteúdos de desporto a estabelecerem acordo com a iTunes. O material incluirá versões condensadas de grandes acontecimentos desportivos, nomeadamente os grandes jogos de baseball e futebol americano, assim como resumos de provas de desportos radicais, entrevistas com grandes atletas e uma série muito premiada de biografias, lançada pela ESPN sob o título «This Is Sports Center».

A iTunes vai também disponibilizar séries infantis da Disney como «Kim Possible» e «The Proud Family», além de clássicos como «Os Três Porquinhos» (de 1935) e «A Tartaruga e a Lebre». Além de tudo isto a ABC News irá fornecer um serviço de vídeo podcasts (emissão em vídeo expressamente feita para iPod’s», que será financiada por publicidade específica e que incluirá segmentos de programas como «Good Morning America» e «World News Tonight»., assim como de «Money Minute» e «Medical Minute». Recordo que este serviço já incluía o download de séries como «Desperate Housewifes», «Lost» e «Commander In Chief», entre outras, ao preço de 1.99 dólares por episódio.

Mudar a audiência de uma estação de forma radical é possível: Em poucos anos Nancy Tellem, a presidente da CBS Paramount, conseguiu transformar uma estação de público envelhecido e predominantemente rural para a estação norte-americana mais vista pelo público urbano entre os 18 e 49 anos – o segmento demográfico mais apetecido. Receitas? – Segundo Tellem, o fundamental foi permanecer fiel à estratégia traçada que era a de apresentar programas de grande qualidade, com capacidade de atracção de audiências, e construir uma grelha programa a programa, segmento a segmento e noite a noite. Nesta linha incluíram-se sitcoms como «Everybody Loves RFaymond», reality-shows como «Survivor» ou séries como «CSI», «Without A Trace» ou «Cold Case». A estação tem mais programas na lista dos 20 mais vistos nos Estados Unidos que qualquer das suas rivais. Claro que não lhe fizeram cortes de orçamento a meio do plano, claro que a deixaram ter autonomia, claro que não interferiram com o seu trabalho.

BACK TO BASICS: Cá se fazem, cá se pagam – a propósito da Iberdrola, EDP e Pina Moura.

BLOG: www.aesquinadorio@blogspot.com
Correio para aesquinadorio@hotmail.com

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio