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10 de Fevereiro de 2025 às 17:38

Estratégias de talento para 2025: liderar com equidade, inovação e tecnologia

Em 2025, o sucesso será definido pela capacidade de transformar tendências globais em ações concretas. A minha recomendação aos gestores é pensarem em como integrar estas estratégias de gestão de talento nas suas operações para se destacarem nesta nova era!

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Num mundo em constante transformação, onde a tecnologia e a humanização coexistem como pilares do sucesso organizacional, as tendências globais de talento para 2025 apresentam uma visão clara: a liderança, a confiança e a inovação serão os motores que diferenciam as organizações. Quais os principais desafios e oportunidades que se colocam às empresas, bem como estratégias para se destacarem nesta nova era?

O papel dos RH
Embora a IA e a automação estejam a redefinir processos, a liderança mantém-se como um elemento insubstituível. Investir no desenvolvimento de competências dos líderes é um imperativo estratégico. À medida que a tecnologia continua a transformar os locais de trabalho, o papel dos Recursos Humanos (RH) está a evoluir. Segundo o "survey" Global Talent Trends da Mercer, mais de 75% dos profissionais de RH afirmam que o seu papel se tornou mais estratégico desde 2020, com 45% a estarem mais envolvidos em projetos digitais. Para 2025, o desafio será liderar a integração de tecnologias como a IA, alinhando a evolução digital à experiência dos colaboradores.

Mas porquê este foco renovado? Em ambientes de trabalho cada vez mais dinâmicos, gestores eficazes são a ligação entre objetivos estratégicos e equipas comprometidas. Além disso, as competências de liderança devem transcender a gestão tradicional para incluir temas como o bem-estar emocional, a flexibilidade e o envolvimento dos colaboradores. Não é por acaso que, melhorar as competências dos líderes é a prioridade número um em todos os setores e geografias. Uma mudança essencial para alinhar pessoas a objetivos organizacionais e promover uma cultura de confiança.

Inovação e cultura digital "first"
A inovação está a tornar-se um divisor de águas no mercado global. Empresas de elevado crescimento, que relataram aumentos superiores a 10% nas receitas em 2024, destacam-se significativamente em áreas como a adoção de IA e automação. Estes líderes são 1,8 vezes mais confiantes na utilização de dados objetivos para decisões estratégicas e 1,3 vezes mais propensos a redesenhar o trabalho com IA e automação.

Por outro lado, empresas mais lentas na adoção destas tecnologias estão a ficar para trás. Menos de um terço (31%) utiliza atualmente IA generativa, mas os números são claros: 67% das empresas líderes já reportam ganhos de eficiência graças à IA, em comparação com apenas 53% das empresas menos avançadas. Em Portugal, seguir este caminho é essencial para competir globalmente e garantir a resiliência necessária para lidar com desafios.

As empresas que priorizam o desenvolvimento de competências digitais e a automação destacam-se pela sua agilidade. De facto, empresas líderes são 1,3 vezes mais propensas a usar IA para automatizar tarefas de RH, libertando equipas para se concentrarem em iniciativas estratégicas.

Confiança e equidade como pilares de sucesso
A confiança é a base de qualquer relação organizacional bem-sucedida. Colaboradores que confiam nas suas empresas tendem a ser mais leais, produtivos e motivados. Citando novamente o estudo Global Talent Trends da Mercer, este revela que 62% dos líderes de RH indicaram progressos significativos nas questões de confiança e equidade. Este avanço reflete-se a vários níveis, sendo de destacar práticas como a transparência salarial. Empresas de elevado crescimento são 1,4 vezes mais eficazes na sua implementação.

Além disso, estas empresas mostram-se 1,3 vezes mais propensas a reduzir disparidades salariais, reforçando a fidelização de talento. A equidade já não é apenas uma questão ética. Tornou-se uma vantagem competitiva clara, essencial para atrair e reter os melhores profissionais.

O caminho para 2025
O futuro do trabalho será digital, mas também profundamente humano. As organizações que conseguirem aliar a produtividade centrada nas pessoas, a inovação tecnológica e um compromisso inequívoco com a confiança e a equidade terão grandes vantagens competitivas.

Em 2025, o sucesso será definido pela capacidade de transformar tendências globais em ações concretas. A minha recomendação aos gestores é pensarem em como integrar estas estratégias de gestão de talento nas suas operações para se destacarem nesta nova era!

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