Opinião
2019: Não perder mais dinheiro fácil
Dos muitos acontecimentos de 2018, gostaria de destacar a queda brutal (depois de uma subida ainda mais brutal) do valor das criptomoedas. A Bitcoin acaba por perder mais de 2/3 do seu valor no ano de 2018.
Estes ativos "montanha russa" são considerados de muito elevado risco devido à sua enorme volatilidade. Logo, deveriam apenas ser transacionados por pessoas com significativo conhecimento dos mercados e consistindo apenas numa pequena percentagem da totalidade dos investimentos realizados (podendo haver muitos casos em que nem é permitido investir neste tipo de ativos).
Então porque é que muitas pessoas que nem sequer sabem o que realmente são criptomoedas e investiram nelas? E ainda por cima já deveriam ter aprendido com erros semelhantes no passado.
Antes de mais, essas pessoas não têm de ser burras (essa seria a "explicação fácil"). A tentação para correr riscos quando o dinheiro aparentemente aparece de forma fácil e sem exigir trabalho é muito elevada. Mas traduz-se em muito dinheiro perdido por muitas pessoas, especialmente as últimas a investir. Quem realmente pode ganhar muito dinheiro (habitualmente) são aqueles que investiram no início, e que depois eles próprios (e não só) divulgam o mais possível esses exemplos de sucesso para atrair cada vez mais investidores e fazer subir cada vez mais o valor dos ativos que eles (os investidores iniciais) ainda detêm. Mesmo que depois hajam quedas do valor do ativo, os investidores iniciais, muitas vezes, ainda conseguem elevadas rentabilidades pois compraram os ativos a um preço muito baixo.
Contudo, convém relembrar-nos que os investidores iniciais em "novos ativos" (como as criptomoedas) perdem o seu dinheiro na grande maioria dos casos, pois apenas uma pequena parte desses novos ativos tem sucesso. Contudo, as pessoas não costumam falar dos seus maus investimentos mas apenas daqueles que foram muito rentáveis. E o facto de só ouvirmos falar de casos de sucesso leva-nos à ilusão de que a generalidade destes investimentos são muito rentáveis, mas na realidade não o são.
E é neste erro que muitos acabam por cair, como resultado de vários enviesamentos ou ferramentas de persuasão (como a generalização a partir de uma amostra muito pequena, ou o princípio da prova social) que as pessoas são sujeitas e que as leva a tomar decisões erradas.
É realmente muito tentador querer dinheiro fácil, mas o dinheiro geralmente só vem de muito trabalho, ou de quem já tem muito dinheiro e o consegue aplicar bem. As exceções são raras e "confirmam a regra".
Pode ser um objetivo para 2019: maior consciência dos enviesamentos nas decisões a tomar e lembrar que não há "dinheiro fácil"...
Gestor e Docente Universitário