Um novo ciclo…?

31.03.2016

O fim do período formal do programa de assistência financeira (i.e. a "saída da troika") e o início de um novo ciclo político, após as eleições legislativas e presidenciais, parece ter dado lugar - à superfície - a um ambiente de menor crispação social e política, face ao que vivemos nos últimos anos, a partir de 2011.

Mercados vs. economia

28.01.2016

As autoridades procuram desincentivar o crédito e o investimento e procuram incentivar uma redução do endividamento, um maior contributo do consumo privado para o crescimento da economia.

Que opções para o crescimento?

17.12.2015

Em Portugal, o debate político mais visível em torno do crescimento económico tende a centrar-se muito no papel da política orçamental. Mais consumo e investimento públicos, defendem alguns, é a receita necessária para aumentar o rendimento das famílias e, assim, conseguir um crescimento económico mais forte.

O meu excel é melhor do que o teu

20.11.2015

Uma das maiores críticas feitas ao programa de ajustamento pelo qual Portugal passou nos últimos anos foi a de que as previsões económicas que lhes estavam subjacentes se revelaram erradas, não antecipando devidamente os efeitos negativos das medidas de consolidação orçamental.

O Gigante Enterrado

24.09.2015

No seu romance mais recente, "O Gigante Enterrado", o escritor Kazuo Ishiguro reflecte sobre a memória colectiva e sobre como as sociedades parecem, por vezes, suprimir memórias incómodas.

A Zona Euro é um "work in progress"

03.07.2015

Com os receios crescentes de que a Grécia possa abandonar a moeda única, têm aumentado as críticas à Zona Euro, apresentada por alguns como um "projecto falhado".

A união monetária - o exemplo americano

05.06.2015

Existe um ditado, a que se recorre em momentos difíceis, que diz que "no fim, tudo ficará bem; e se as coisas não estão bem, então isto ainda não é o fim". Este optimismo parece estar a ser testado, ao extremo, no caso das negociações da Grécia com os seus credores.

O risco grego

07.05.2015

O arrastamento das negociações entre a Grécia e o Eurogrupo, sem resultados significativos à vista, representa um risco crescente para a estabilidade financeira e para as perspectivas económicas da Zona Euro.

Ver Mais