- Partilhar artigo
- ...
Escolher um serviço de telecomunicações para casa não é fácil, já que há uma multiplicidade de ofertas. A primeira decisão tem de responder à pergunta: que serviços é que precisa? Hoje em dia os pacotes com três ofertas - televisão, internet fixa e voz fixa - são os mais comuns e, mesmo, os que permitem maiores poupanças.
Os operadores têm outras combinações. Este ano surgiram no mercado as ofertas "quadruple play" (integram, além dos três serviços, serviços móveis). No entanto, é um pacote que, dado o valor total, não é desenhado para qualquer caso. Para valer a pena fazer contas a estas ofertas com cartões de telemóveis tem de ver o seu perfil de consumo móvel, compensando se tiver, dentro do seu agregado, dois cartões ou mais na mesma rede e se gastar, com esses serviços, mais de 35 euros por mês.
É que apesar das ofertas com quatro serviços garantirem voz e SMS praticamente ilimitados (ao abrigo do consumo responsável limita-se a dois mil minutos e SMS a utilização), há consumidores que não precisam de pagar um "premium" (prémio) por mais tráfego, se não tiverem uma utilização que o justifique.
Outro ponto a ter em conta nestas ofertas quadruplas é o tráfego de internet móvel incluído: 200 MB (megabytes), o que pode não ser suficiente para uma utilização que inclua correio electrónico. Há a possibilidade de se contratar mais tráfego móvel.
Ainda nestes pacotes, e no caso da Vodafone, tenha em conta que ao preço indicado, acresce 2,99 euros por dia pelo "roaming", estando activado por defeito. O que significa que para não pagar este valor tem de expressamente indicar que não quer esta opção. A Vodafone dá, ainda assim, uma vantagem aos clientes tribais do Extreme e Yorn que também não pagam pelas chamadas para os números que estejam no pacote Red.
Em qualquer das opções de ofertas - quatro ou três serviços - tenha em conta a rede que o vai servir. As ofertas assentes na rede de cobre (ADSL) não garantem a mesma qualidade dos serviços que chegam através da rede de cabo e das redes de fibra óptica. Há ainda as opções que chegam via satélite que, também, são mais limitadas. Nem todo o país está coberto com rede de cabo ou fibra óptica. As coberturas podem ser verificadas, mediante o código postal, nos "sites" dos operadores.
Verificada a cobertura e decidido se quer um pacote de quatro ou três serviços, tenha em atenção o que inclui o preço que lhe estão a oferecer. Há preços, por exemplo, que não têm o valor da "box". E se precisar de mais do que uma caixa vai pagar mais. Veja se os canais que quer estão incluídos e não se deixe levar pelo número de canais prometido, que incluem na maior parte dos casos as rádio. Quanto à velocidade da internet fixa, a decisão depende do perfil de consumo. Para a maior parte dos consumidores 30 Mbps é suficiente.
68%
"Triple play" é preferido
Dos lares com dois ou mais serviços de telecomunicações, 68% contratam um pacote de três serviços ("triple play"), de acordo com um inquérito realizado pela Indera, divulgado recentemente pela Anacom.
406,8
Receitas de três serviços crescem
Até Junho deste ano, as ofertas "triple play" representaram receitas de 406,8 milhões de euros no mercado português, de acordo com dados da Anacom. As receitas só de televisão desceram para os 160,5 milhões de euros.
As ofertas disponíveis mais baratas
Estas são as ofertas mais baratas que os operadores disponibilizam e que divulgam nos respectivos "sites". No entanto, a negociação pode alterar as condições
Portugal Telecom
A primeira a lançar oferta com telemóvel
A PT tem para a oferta que inclui televisão, net e voz fixa e telemóvel (dois cartões) - M4O - um preço de 80,99 euros, incluindo uma box gravável. Se precisar de mais caixas o aluguer passa para cinco euros, por cada. No M4O pode associar-se mais dois cartões de telemóvel (custo por cada um é de 7,5 euros). As chamadas e SMS são praticamente ilimitadas e tem direito a 200 MB de net móvel. Para quem não quiser associar telemóvel, o Meo dispõe de vários pacotes de tv com net e voz fixa. Começando com uma oferta de 45,49 euros (nos primeiros seis meses paga 24,99 euros), com 30 Mgps de velocidade de internet e 90 canais de televisão.
Zon Optimus
Fusão trouxe mais ofertas ao mercado
A Zon Optimus lançou recentemente a oferta quadrupla (tv, net e voz fixa e telemóvel) por 79,99 euros. Tem 99 canais, 100 Mgbps de velocidade de internet (o mesmo do M4O), e dois cartões de telemóvel com as mesmas condições do M4O. Já tem uma box incluída. A Zon Optimus tem, ainda, as ofertas Iris, para um pacote com tv, net e voz fixa. O pacote de entrada, nesta oferta, disponibiliza velocidade de internet a 30 Mbps e custa 44,99 euros,estando em vigor um desconto de cinco euros no primeiro ano se aderir ao débito directo e facturação electrónica. Esta oferta integra uma box que tem apenas 20 horas de gravação.
Vodafone
Operadora tenta reforçar a quota na televisão
A Vodafone tem uma oferta que pode ser composta para incluir televisão, net e voz fixa e telemóvel. Pode associar apenas um telemóvel ou até quatro. Se associar apenas um telemóvel custará 65,3 euros. Com dois ficará a 85,2 euros. Ambos os preços incluem o aluguer de um receptor. Tem 85 canais de televisão (sem os promocionais). Sem telemóveis, a oferta de entrada da Vodafone no "triple play" (tv, net e voz fixa) é de 24,9 euros, acrescido de 5,5 euros pelo aluguer da box, o que totaliza 30,4 euros. Este pacote tem 50 Mbps de velocidade de internet fixa. A Vodafone não tem em todo o país oferta em fibra óptica, garantindo o serviço através da rede cobre da PT.
Cabovisão
Ainda sem telemóvel associado nas ofertas
A Cabovisão, adquirida pela Altice e que quer mostrar que está neste mercado para ganhar, não tem, ainda, oferta com telemóvel integrado. No seu pacote "triple play" (televisão, voz e net fixa) de entrada dá 30 Mbps de velocidade de internet, 68 canais de televisão. O preço é de 39,99 euros (já incluindo o aluguer da box por 5,5 euros), mas a Cabovisão está a oferecer um preço, nos primeiros três meses, de 19,99 euros (mais 5,5 euros da box, ou seja, um total de 25,49 euros). A Cabovisão não tem oferta em todo o país e assenta o seu serviço na rede de cabo mais avançada (Docsis 3.0).
Negoceie com a operadora _______________________________
Na negociação para contratar um serviço de telecomunicações há que pedir, obrigatoriamente, várias informações e ter cuidado com o que é pago e por que serviços. Além disso, até agora um bom modo de conseguir baixar a factura com comunicações é regatear junto da operadora que já tem e fazer uma ronda para saber condições de todos os outros operadores, munindo-se de contrapopostas.
Tem sido prática no mercado conseguir-se bons negócios ameaçando com a mudança de operador, ainda que tenha de ter em conta qual o seu período de fidelização. A maior parte dos contratos, especialmente os mais recentes, têm contratos de fidelização de dois anos. Tem de perceber se está dentro desse período em que a resolução antecipada do contrato leva ao pagamento de indemnizações às operadoras. É devido a estes períodos de fidelização que a Deco - Associação de Consumidores lançou recentemente uma campanha e uma petição para que os períodos de fidelização não sejam tão extensos.
Além de ter em conta o período de fidelização, garanta que no preço está incluído o aluguer da caixa receptora e certifique-se qual a "box" que lhe está a ser disponibilizada (há pacotes sem caixa gravável). Verifique, também, se o pacote que vai adquirir tem os canais de televisão que mais vê. A lista de canais pode ser extensa, mas vale a pena olhar para ela.
Por fim, certifique-se também que promoções estão disponíveis quando for contratar um serviço.