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Como escolher um pacote de televisão, internet e voz?

Há quatro operadores. As ofertas são múltiplas. E na hora de decidir, a confusão pode ser muita. Deve ter em atenção vários factores e ter sempre em conta o seu perfil de consumo para não estar a pagar o que não necessita.

31 de Outubro de 2014 às 09:00
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Os operadores têm as suas ofertas nos "sites", mas quando se vai contratar as condições por vezes alteram. Não é fácil escolher um serviço de comunicações, até porque tem de ter em conta o seu perfil de consumo. Uma coisa é certa: se paga vários serviços, talvez fique a ganhar se contratar uma oferta combinada.

 

Deve contratar três ou quatro serviços?

Esta é uma das primeiras decisões que deve tomar. Se actualmente estiver a pagar um serviço de televisão, internet e voz fixa (o chamado 'triple play' ou 3P) e, à parte, tiver um ou mais telemóveis nas suas despesas mensais, o mais provável é que fique a ganhar se contratar aqueles serviços que já incluem telemóvel (o chamado 4P). Mas também aqui tem de ter em consideração o valor da sua factura mensal no telemóvel, ainda que possa compensar mesmo com facturas de telemóvel de cerca de 10 euros. O portal do consumidor da Anacom tem um simulador, mas comparar ofertas neste sector nem sempre é fácil, dado as ofertas nalgumas propostas.

 

Tente sempre negociar o contrato

Mesmo que encontre na internet uma oferta que lhe parece favorável, tente sempre verificar, telefonicamente, se não há ofertas melhoradas junto do operador que quer contratar e junto dos outros para ver qual a melhor oferta. As negociações são importantes. E, já agora, obtenha o que negociou por escrito.

 

O que é o período de fidelização?

O período de fidelização é o tempo que os operadores obrigam o cliente a manter o mesmo contrato. É com base nesse tempo de permanência que estabelecem um preço mensal. Só tem de cumprir esse período de fidelização se estiver no contrato, o que normalmente acontece. Já há ofertas sem esse período, mas atenção que nesse caso por regra acresce um valor pela instalação do serviço. Mesmo num contrato sem fidelização pode incorrer em outros custos. Verifique essa situação quando estiver a contratar o serviço. Se tiver penalização e quiser rescindir o contrato antes, pode incorrer em penalizações, mesmo que o motivo seja desemprego ou outro de gravidade. Mesmo que tenha fidelização, aproveite o fim desse período para voltar a fazer uma ronda pelos operadores para ver as ofertas e negociar com o fornecedor a que está ligado.

 

O que está incluído nas ofertas?

Cada caso é um caso. Tem de certificar-se que o valor que lhe estão a propor inclui a chamada "box", que é a caixa que permite receber o sinal de televisão. Verifique também se quer uma caixa com gravação. Por exemplo, alguns preços que estão no "site" da Vodafone, Cabovisão e Meo não têm a "box" incluída. Além desta, que é necessária para ter o serviço, há outras ofertas que os operadores podem acrescentar ao seu pacote, como canais adicionais, alguns dos quais "premium" (que têm um pagamento). Há, ainda, quem ofereça chamadas ou "plafond" para o vídeoclube.

 

A quem deve recorrer para reclamações?

Em primeiro lugar deve fazer o contacto com o operador, para verificar as condições contratuais que assinou e tentar resolver o problema. Se este persistir, a entidade reguladora do sector das comunicações, Anacom, tem um ponto de reclamações. No "site" www.anacom-consumidor.com tem uma área de reclamações. Pode ainda tentar resolver o conflito através de meios alternativos, como os Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo ou Julgados de Paz.

 

 

 

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