- Partilhar artigo
- ...
Marcar uma consulta, ver o histórico de actividade dos últimos três anos e fazer 'download' de resultados análises, relatórios de imagiologia e gastrenterologia são apenas algumas coisas que o My CUF permite. Este é o portal do cliente das unidades CUF e foi este produto que conferiu à José de Mello Saúde o prémio de Best Digital Engagement e o de Best Digital Transformation.
2013
Lançamento
Em 2013 foi lançada a plataforma My CUF, versão web. Um ano depois a versão mobile.
Nuno Oliveira, director da direcção do Cliente e da direcção de Canais Remotos, considera que há três palavras que correspondem à descrição do My CUF: acessibilidade, conveniência e eficiência. "Acessibilidade porque através deste meio [é possível] ter acesso à agenda do médico. Não é preciso ligar" para marcar uma consulta, explica. "Uma questão de conveniência [porque] no metro ou às três da manhã" é possível tratar das marcações ou consultar os dados. E eficiência dado que "precisamos de despender de menos recursos para responder às necessidades dos nossos clientes". "Ao início com o My CUF reduzimos significativamente o número de idas desnecessárias aos hospitais por parte dos nossos clientes, por exemplo, para levantar análises", frisa o responsável.
Em 2011, houve esta redefinição estratégica no que diz respeito à presença no online e começou a dar-se um maior cuidado aos vários sites. Começamos a crescer e começamos a ter um site por unidade.
[My CUF] surge porque temos que garantir a omnipresença. Estamos presencialmente, temos o canal telefónico e temos o canal digital. Zaida Dias Direcção de Canais Remotos
Zaida Dias, da direcção de Canais Remotos da José de Mello Saúde conta que "em 2011, houve a redefinição estratégica no que diz respeito à presença no online" da empresa, o que levou a que houvesse "um site por unidade" da CUF. "Foi criado um site por unidade, foram trabalhadas funcionalidades e a primeira foi permitir marcações. Era pedir marcação, não era uma marcação directa. Em 2012, lançamos os sites mas já estava pensada a estratégia e estávamos a trabalhar no My CUF, a área do portal do cliente", acrescenta. No Verão de 2012, o portal estava finalizado, mas foi preciso outro ano para que pudesse ser usado. O intervalo deveu-se às exigências relacionadas com a segurança e da protecção de dados inerentes a este serviço. Por isso, apenas em Agosto de 2013 foi lançada a versão web desta página e em Fevereiro do ano seguinte a versão mobile. [My CUF] surge porque temos que garantir a omnipresença. Estamos presencialmente, temos o canal telefónico e temos o canal digital. Zaida Dias Direcção de Canais Remotos
2013
Lançamento
Em 2013 foi lançada a plataforma My CUF, versão web. Um ano depois a versão mobile.
Nuno Oliveira, director da direcção do Cliente e da direcção de Canais Remotos, considera que há três palavras que correspondem à descrição do My CUF: acessibilidade, conveniência e eficiência. "Acessibilidade porque através deste meio [é possível] ter acesso à agenda do médico. Não é preciso ligar" para marcar uma consulta, explica. "Uma questão de conveniência [porque] no metro ou às três da manhã" é possível tratar das marcações ou consultar os dados. E eficiência dado que "precisamos de despender de menos recursos para responder às necessidades dos nossos clientes". "Ao início com o My CUF reduzimos significativamente o número de idas desnecessárias aos hospitais por parte dos nossos clientes, por exemplo, para levantar análises", frisa o responsável.
Usamos estas três palavras para descrever algo como o My CUF: acessibilidade, conveniência e eficiência. Nuno Oliveira Director da Direcção de Clientes e da Direcção de Canais Remotos
Zaida Dias sinaliza ainda que este portal surgiu pela necessidade da marca "garantir a omnipresença". "O canal digital é uma ferramenta poderosíssima para optimizar processos e facilitar a rapidez" dos mesmos, refere. "Por isso, o que pensamos foi: tudo o que estiver ao alcance de tornar autónomo para o lado do cliente vamos dar-lhe essa liberdade. [Como] marcar uma consulta por telefone e marcar presencialmente, mas se não tiver essa oportunidade e estando no metro poder marcar num canal digital. A ideia é completar a experiência do cliente", acrescenta. Da ideia à concretização My CUF, os desafios e os obstáculos da implementação de um portal do cliente que quer ser acessível, conveniente e eficiente.
O desafio
Este portal ambiciona que a experiência do cliente tenha a maior qualidade possível. Estando presente neste portal todas as informações de cliente - desde o histórico, agendamento de consultas e resultados de exames - a interligação entre todos os sistemas para que tal seja possível é um dos desafios.
A concepção
Em 2011, a José de Mello percebeu que tinha de reformular a sua presença online. Essa altura coincidiu com uma aposta na marca CUF. O que fizeram foi redesenhar por completo a arquitectura do site. Os sites da CUF foram retirados do domínio da José de Mello Saúde e foram criados sites específicos para cada hospital e cada clínica. Isto coincidiu, disse ao Negócios Nuno Oliveira, com uma reformulação da estratégia de conteúdos do site. Em simultâneo, foi assim que nasceu o My CUF.
Os obstáculos
O My CUF teve de ficar na gaveta cerca de um ano devido a questões relacionadas com segurança e da protecção de dados.
A implementação
O My CUF foi tornado público em Agosto de 2013, na versão web. A versão mobile foi disponibilizada meses mais tarde, em Fevereiro de 2014.
O desafio
Este portal ambiciona que a experiência do cliente tenha a maior qualidade possível. Estando presente neste portal todas as informações de cliente - desde o histórico, agendamento de consultas e resultados de exames - a interligação entre todos os sistemas para que tal seja possível é um dos desafios.
A concepção
Em 2011, a José de Mello percebeu que tinha de reformular a sua presença online. Essa altura coincidiu com uma aposta na marca CUF. O que fizeram foi redesenhar por completo a arquitectura do site. Os sites da CUF foram retirados do domínio da José de Mello Saúde e foram criados sites específicos para cada hospital e cada clínica. Isto coincidiu, disse ao Negócios Nuno Oliveira, com uma reformulação da estratégia de conteúdos do site. Em simultâneo, foi assim que nasceu o My CUF.
Os obstáculos
O My CUF teve de ficar na gaveta cerca de um ano devido a questões relacionadas com segurança e da protecção de dados.
A implementação
O My CUF foi tornado público em Agosto de 2013, na versão web. A versão mobile foi disponibilizada meses mais tarde, em Fevereiro de 2014.