Outros sites Medialivre
Notícia

Estado com fatura mais eletrónica

A transformação digital prossegue e, até ao final de 2021, todos os fornecedores e compradores do Estado, incluindo o próprio Estado, estarão a emitir faturas eletrónicas.

22 de Dezembro de 2020 às 14:15
Miguel Fontes, júri, e Ana Ramos, coordenadora de direção da eSPap. David Cabral Santos
  • Partilhar artigo
  • ...
Best Government Project
FE-AP- Solução Fatura Eletrónica, eSPap - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública

O Estado português aproveitou a obrigação legal imposta pela União Europeia de usar a fatura eletrónica nos contratos públicos para implementar um projeto transformacional no setor público com a criação de novos serviços suportados numa plataforma digital de faturação eletrónica.

Para a eSPap foi uma oportunidade para integrar todos os agentes e transformar a organização, os processos de negócios, os dados recolhidos e as ferramentas utilizadas criando os alicerces para melhorar o processo de decisão e para aumentar a produtividade.

É um programa de transformação digital que veio simplificar o tratamento das faturas e otimizar o circuito documental desde a emissão até ao arquivo e interoperar com os sistemas que suportam o ciclo de vida das faturas.

Objetivo 2021

Esta abordagem inovadora alterou a forma como os fornecedores do Estado emitem as suas faturas e como o Estado as recebe e as trata. Aproveitando a experiência que têm os Serviços Partilhados de finanças da eSPap, foi mais fácil adaptar a cadeia de valor ao funcionamento de todos os organismos do Estado.

Ao formalizar a adesão à solução digital FE-AP, o fornecedor valida automaticamente um único acordo EDI (Electronic Data Interchange) que lhe dá acesso às entidades públicas aderentes à rede, e é valido para as entidades públicas que ao validar o acordo EDI ficam ligadas a rede de fornecedores públicos, assim foram evitados durante a pandemia os múltiplos contactos ponto a ponto.

A transformação digital é o caminho e, até final de 2021 todos os fornecedores e compradores do Estado, incluindo o próprio Estado, estarão a emitir faturas eletrónicas. Em breve estes documentos serão contabilizados automaticamente. Esta modernização vai beneficiar dos processos de robotização e IA e revolucionar os ciclos da despesa e da receita. Com o Estado a emitir e a receber documentos de forma eletrónica vai fazer-se uma gestão mais eficiente da tesouraria pública e todos os cidadãos beneficiam dela.
Mais notícias