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Menção Honrosa: Procurar e trocar documentos sem mudar de ecrã

A DGO assegurou uma menção honrosa para melhor local de trabalho digital. Um sistema de desmaterialização dos documentos assegurou a distinção.

06 de Julho de 2016 às 15:21
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"Para os trabalhadores, é um dado adquirido". Os automatismos ligam dois sistemas de gestão documental diferentes, o da Direcção-Geral do Orçamento (DGO) e da Secretaria de Estado do Orçamento.

Os processos circulam entre as duas entidades desde 2013, dando continuidade a uma estratégia de desmaterialização iniciada cinco anos antes pela DGO.

A digitalização dos documentos, em substituição do papel, ainda é vista com suspeita. "É necessário estar disponível para mudar os métodos de trabalho e aprender a tirar partido das novas potencialidades", aponta a directora-geral Manuela Proença.

Com este sistema, as vantagens sucedem-se: é possível a troca de documentos praticamente sem custos, aumentar-lhes a rastreabilidade e reduzir a carga de trabalho sobre o pessoal. "Torna-se difícil avaliar um cenário em que o modelo não estivesse a ser implementado", reforça.

Depois dos organismos públicos e das empresas, Manuela Proença acredita que a digitalização também pode ser utilizada pelas famílias como estratégia para maiores poupanças nos seus orçamentos. "Adaptação" é a chave.
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