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Maria Antónia Saldanha, Directora de Marca e Comunicação da SIBS
A popularidade dos smartphones alterou os hábitos dos consumidores. Para acompanhar esta mudança, a SIBS mergulhou na era digital com o serviço MB Way.
A dona do Multibanco apresentou este projecto em Outubro de 2014, "num regime de piloto e, portanto, disponível apenas por convite, junto de um grupo restrito de utilizadores", recorda Maria Antónia Saldanha, directora de Marca e Comunicação da SIBS.
Em Junho de 2015, o serviço entrou na sua segunda fase de lançamento, tendo-se estendido o grupo de utilizadores. "O lançamento oficial ocorreu em Outubro de 2015, já com uma rede de comerciantes aderente e como a primeira solução interbancária que permite fazer transferências imediatas entre utilizadores e compras nos comerciantes aderentes através do smartphone ou tablet".
Na prática, "o MB Way são os cartões no telemóvel. É a evolução natural do Multibanco para o mobile", conta. "O cartão físico desmaterializa-se e pode ser utilizado no telemóvel para efectuar as compras e transferências imediatas".
Outra das mais-valias deste projecto, segundo a responsável, é o facto de "as transferências serem efectivamente imediatas, mesmo entre bancos diferentes. Ou seja, o dinheiro transferido fica disponível na conta do destinatário, assim que este aceite a operação. Com o MB Way não é necessário IBAN, basta o número de telemóvel e é tão fácil como enviar um sms".
O serviço foi desenvolvido "como a evolução natural do Multibanco para o online e em mobilidade, e funciona como mais um canal para os consumidores fazerem as suas operações financeiras", sublinha Maria Antónia Saldanha.
Desde a segunda fase de lançamento, o MB Way "tem tido bastante sucesso e conta já com mais de 50 comerciantes aderentes", dos quais fazem parte insígnias de vários sectores de actividade, como Continente, Auchan, FNAC, Douglas, La Redoute, H3, Farm, Lanidor e Wook, entre outras.
O serviço conta actualmente "com mais de 100.000 aderentes que têm um a vários cartões associados ao serviço, assim como na sua carteira têm mais que um cartão bancário ou não bancário". E só desde o início do ano e até à primeira semana de Junho já foram transaccionados cerca de 4,5 milhões de euros, entre compras e transferências.
Uma performance que também contou com a ajuda da integração do MB Net na app , serviço que permite criar um cartão de crédito virtual que pode ser usado apenas uma vez e somente com o valor que o utilizador definir.
Este 'casamento' entre os dois serviços "provou ter ido ao encontro das necessidades dos utilizadores, que têm usado massivamente esta funcionalidade". "Desde a sua disponibilização, em Janeiro deste ano, já foram gerados mais de 100.000 cartões MB Net na app, num valor superior a 8,5 milhões de euros", revela a mesma responsável.
A popularidade dos smartphones alterou os hábitos dos consumidores. Para acompanhar esta mudança, a SIBS mergulhou na era digital com o serviço MB Way.
A dona do Multibanco apresentou este projecto em Outubro de 2014, "num regime de piloto e, portanto, disponível apenas por convite, junto de um grupo restrito de utilizadores", recorda Maria Antónia Saldanha, directora de Marca e Comunicação da SIBS.
Em Junho de 2015, o serviço entrou na sua segunda fase de lançamento, tendo-se estendido o grupo de utilizadores. "O lançamento oficial ocorreu em Outubro de 2015, já com uma rede de comerciantes aderente e como a primeira solução interbancária que permite fazer transferências imediatas entre utilizadores e compras nos comerciantes aderentes através do smartphone ou tablet".
Na prática, "o MB Way são os cartões no telemóvel. É a evolução natural do Multibanco para o mobile", conta. "O cartão físico desmaterializa-se e pode ser utilizado no telemóvel para efectuar as compras e transferências imediatas".
Outra das mais-valias deste projecto, segundo a responsável, é o facto de "as transferências serem efectivamente imediatas, mesmo entre bancos diferentes. Ou seja, o dinheiro transferido fica disponível na conta do destinatário, assim que este aceite a operação. Com o MB Way não é necessário IBAN, basta o número de telemóvel e é tão fácil como enviar um sms".
O serviço foi desenvolvido "como a evolução natural do Multibanco para o online e em mobilidade, e funciona como mais um canal para os consumidores fazerem as suas operações financeiras", sublinha Maria Antónia Saldanha.
Desde a segunda fase de lançamento, o MB Way "tem tido bastante sucesso e conta já com mais de 50 comerciantes aderentes", dos quais fazem parte insígnias de vários sectores de actividade, como Continente, Auchan, FNAC, Douglas, La Redoute, H3, Farm, Lanidor e Wook, entre outras.
Mais relevante que o número de downloads, é o número de utilizadores que o serviço tem vindo a conquistar, registando-se um crescimento médio mensal de 15%.
Questionada sobre o número de "downloads" da aplicação, Maria Antónia Saldanha refere que "para a SIBS, mais relevante que o número de downloads, é o número de utilizadores que o serviço tem vindo a conquistar, registando-se um crescimento médio mensal de 15%", adianta.O serviço conta actualmente "com mais de 100.000 aderentes que têm um a vários cartões associados ao serviço, assim como na sua carteira têm mais que um cartão bancário ou não bancário". E só desde o início do ano e até à primeira semana de Junho já foram transaccionados cerca de 4,5 milhões de euros, entre compras e transferências.
Uma performance que também contou com a ajuda da integração do MB Net na app , serviço que permite criar um cartão de crédito virtual que pode ser usado apenas uma vez e somente com o valor que o utilizador definir.
Este 'casamento' entre os dois serviços "provou ter ido ao encontro das necessidades dos utilizadores, que têm usado massivamente esta funcionalidade". "Desde a sua disponibilização, em Janeiro deste ano, já foram gerados mais de 100.000 cartões MB Net na app, num valor superior a 8,5 milhões de euros", revela a mesma responsável.