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Best Digital Workplace: Winners, o jogo para aumentar a produtividade

A Worten começou a implementar a plataforma Winners em 2014. Desde então, foi expandido a toda a rede de lojas, tendo notado o aumento da eficácia "na motivação dos colaboradores".

07 de Novembro de 2017 às 10:18
Segundo Inês de Castro, directora de Recursos Humanos da Worten Portugal, com o Winners conseguem "mais facilmente conhecer cada colaborador". Pedro Elias
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E se os trabalhadores definissem os seus próprios desafios através da atribuição de pontos , os quais seriam convertidos em bonificação à sua performance? Esta foi a premissa para a criação do Winners, plataforma digital desenvolvida pela Worten - eleita como Best Digital Workplace na edição deste ano dos Portugal Digital Awards.

Na prática, o Winners é "uma plataforma online de gestão, dinamização e motivação dos colaboradores de loja, apoiando-os e incentivando-os para a concretização de objectivos individuais e para uma melhor performance em equipa", explicou Inês de Castro, directora de Recursos Humanos da Worten Portugal.

O projecto arrancou em Outubro de 2014, numa loja-piloto, tendo abrangido, na altura, cerca de 50 colaboradores. Em Maio de 2015, foi alargado a dez lojas da retalhista do grupo Sonae, com o envolvimento de mais de 120 colaboradores. Número que aumentou para 500 em 2016, tendo sido expandido posteriormente a toda a rede de lojas Worten em Abril deste ano.

O Winners visa, através de mecânicas de jogo criadas especificamente para o nosso negócio, envolver os colaboradores das lojas, motivando-os e premiando-os. Inês de Castro
Directora de Recursos Humanos da Worten Portugal

Inês de Castro contou ainda que um dos motivos da implementação desta ferramenta digital, "bastante dinâmica e versátil", é a avaliação "das pessoas de uma forma muito transparente e equitativa". Ou seja, "com o Winners, conseguimos mais facilmente conhecer cada colaborador, acompanhando-o e desenvolvendo as suas competências, por forma a fazê-lo crescer pessoal e profissionalmente", contou a directora de Recursos Humanos da Worten.

Desde que lançaram o projecto, ao nível das lojas notaram "uma melhoria clara dos processos, com o reconhecimento, por parte dos colaboradores, da importância da definição de objectivos e, claro, da sua superação", revelou a responsável. "No fundo, através do Winners, conseguimos promover a competição saudável entre os colegas, bem como o espírito de entreajuda - e isto sempre numa vertente lúdica, de "gamification", o que é muito apelativo para as nossas pessoas", acrescentou.


50
Implementação
O projecto Winners arrancou em Outubro de 2014 numa loja-piloto tendo abrangido 50 trabalhadores.


Outro dos ganhos alcançados com a implementação da plataforma foi o aumento da eficácia na motivação dos trabalhadores, reflectindo-se nos clientes, segundo Inês de Castro. "Com o Winners, tornámo-nos mais eficazes na motivação dos colaboradores, potenciando assim a produtividade e o seu "engagement" com a empresa. Em última análise, o Winners resulta numa maior satisfação dos nossos clientes, o que torna a Worten ainda mais forte, diferenciadora e competitiva", sublinhou.

Da ideia à concretização

A plataforma online Winners deu os primeiros passos em Outubro de 2014, tendo na altura sido implementado numa loja e envolvido 50 pessoas. Hoje, está presente em toda a rede Worten, abrangendo cerca de 3.000 trabalhadores.

O desafio
Um dos principais desafios na implementação do Winners foi, segundo Inês de Castro, directora de RH da Worten, "transformar toda a operação das lojas Worten". Ou seja, "tivemos de introduzir, nas acções do dia-a-dia dos colaboradores de loja, toda uma lógica de jogo, o que, se tivermos em conta que estamos a falar de 3.000 pessoas, nem sempre foi um processo fácil e linear", confessou.

A concepção
O Winners visa, através de mecânicas de jogo criadas para o negócio da Worten, envolver os colaboradores das lojas, motivando-os e premiando-os, ao mesmo tempo que identifica oportunidades para o seu crescimento profissional no seio da empresa.

A implementação
A implementação do projecto contou com a parceria da Fractal Mind e o envolvimento directo de mais de uma dezena de pessoas, entre directores de Recursos Humanos, vendas e desenvolvimento, directores/gestores de topo ou gamification designers. 

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