- Partilhar artigo
- ...
Na prática, o Winners é "uma plataforma online de gestão, dinamização e motivação dos colaboradores de loja, apoiando-os e incentivando-os para a concretização de objectivos individuais e para uma melhor performance em equipa", explicou Inês de Castro, directora de Recursos Humanos da Worten Portugal.
O projecto arrancou em Outubro de 2014, numa loja-piloto, tendo abrangido, na altura, cerca de 50 colaboradores. Em Maio de 2015, foi alargado a dez lojas da retalhista do grupo Sonae, com o envolvimento de mais de 120 colaboradores. Número que aumentou para 500 em 2016, tendo sido expandido posteriormente a toda a rede de lojas Worten em Abril deste ano.
Directora de Recursos Humanos da Worten Portugal
Inês de Castro contou ainda que um dos motivos da implementação desta ferramenta digital, "bastante dinâmica e versátil", é a avaliação "das pessoas de uma forma muito transparente e equitativa". Ou seja, "com o Winners, conseguimos mais facilmente conhecer cada colaborador, acompanhando-o e desenvolvendo as suas competências, por forma a fazê-lo crescer pessoal e profissionalmente", contou a directora de Recursos Humanos da Worten.
Desde que lançaram o projecto, ao nível das lojas notaram "uma melhoria clara dos processos, com o reconhecimento, por parte dos colaboradores, da importância da definição de objectivos e, claro, da sua superação", revelou a responsável. "No fundo, através do Winners, conseguimos promover a competição saudável entre os colegas, bem como o espírito de entreajuda - e isto sempre numa vertente lúdica, de "gamification", o que é muito apelativo para as nossas pessoas", acrescentou.
Outro dos ganhos alcançados com a implementação da plataforma foi o aumento da eficácia na motivação dos trabalhadores, reflectindo-se nos clientes, segundo Inês de Castro. "Com o Winners, tornámo-nos mais eficazes na motivação dos colaboradores, potenciando assim a produtividade e o seu "engagement" com a empresa. Em última análise, o Winners resulta numa maior satisfação dos nossos clientes, o que torna a Worten ainda mais forte, diferenciadora e competitiva", sublinhou.
Da ideia à concretização
A plataforma online Winners deu os primeiros passos em Outubro de 2014, tendo na altura sido implementado numa loja e envolvido 50 pessoas. Hoje, está presente em toda a rede Worten, abrangendo cerca de 3.000 trabalhadores.
O desafio
Um dos principais desafios na implementação do Winners foi, segundo Inês de Castro, directora de RH da Worten, "transformar toda a operação das lojas Worten". Ou seja, "tivemos de introduzir, nas acções do dia-a-dia dos colaboradores de loja, toda uma lógica de jogo, o que, se tivermos em conta que estamos a falar de 3.000 pessoas, nem sempre foi um processo fácil e linear", confessou.
A concepção
O Winners visa, através de mecânicas de jogo criadas para o negócio da Worten, envolver os colaboradores das lojas, motivando-os e premiando-os, ao mesmo tempo que identifica oportunidades para o seu crescimento profissional no seio da empresa.
A implementação
A implementação do projecto contou com a parceria da Fractal Mind e o envolvimento directo de mais de uma dezena de pessoas, entre directores de Recursos Humanos, vendas e desenvolvimento, directores/gestores de topo ou gamification designers.