Outros sites Medialivre
Notícia

A inteligência de testar uma casa mais eficiente

O frigorífico está a usar mais energia do que devia para a quantidade de comida que tem lá? É altura de colocar uma ideia dos funcionários da Worten a trabalhar lá em casa. Pela eficiência.

06 de Julho de 2016 às 15:11
Bruno Simão
  • Partilhar artigo
  • ...
Quando chega a casa já é de noite? O medo do escuro fala sempre mais alto na hora de abrir a porta? Pegue no telemóvel e esqueça esse medo. Nem vai ser preciso ligar a lanterna. Apenas a aplicação.

É preciso regressar a 2014 para perceber como arrancou o projecto Worten Connected Homes, distinguido como melhor produto digital. O grupo Sonae - dono desta marca - lançou um concurso de ideias aos seus colaboradores. Para trazer a inovação das entranhas à flor da pele.

"O digital e a Internet das coisas vieram para ficar e é inquestionável o papel cada vez mais preponderante que irão assumir", posiciona Rui Lima Santos, director de desenvolvimento da área de vendas e operações da Worten Portugal.

Daí que o sucesso da ideia perdure dois anos depois. E em que consiste este conceito de casa inteligente? Desde que tenham ligação à internet sem fios, todos os equipamentos eléctricos e electrónicos podem ser controlados a partir de uma aplicação. Guarde o nome: Muzzley.

Antes de comprar todas estas tecnologias, é possível experimentar e perceber como funcionariam lá em casa. Basta ir à loja da Worten no centro comercial Colombo, em Lisboa, e tirar a prova dos nove quanto à sua utilidade e valor.


2
Surgimento
O projecto Worten Connected Homes surgiu há dois anos, em 2014, através de um concurso interno feito pela Sonae.


"Os nossos clientes têm, sobretudo, demonstrado um grande interesse e curiosidade por esta tecnologia inovadora", resume Rui Lima Santos. A Worten não revela o número de clientes que já aderiram ao projecto, levando-o para as suas próprias casas, mas diz-se "satisfeita" com os resultados obtidos.

A Muzzley permite regular o sistema de rega pela temperatura - se chover não é preciso - ou mesmo accionar um alerta no frigorífico a avisar que a temperatura não é a correcta para a quantidade de alimentos que lá estão dentro. Tudo à distância, dentro ou fora de casa, "de acordo com as preferências e necessidades de cada um".

Rui Lima Santos destaca os benefícios da Worten Connected Homes "no desenvolvimento das tarefas diárias" para idosos ou pessoas com deficiência. A isto junta-se a redução da "pegada ecológica", com um consumo mais sustentável.

Agora para o Verão, também há potencialidades a explorar, como controlar a temperatura da casa, baixar ou subir os toldos e estores.

A promessa da Worten é a de manter o acesso facilitado às potencialidades da tecnologia. "Interesse existiu sempre, mas o preço era, desde logo, uma forte condicionante. A falta de conexão entre dispositivos de diferentes marcas era outro entrave relevante. Com esta associação à startup Muzzley, foi possível democratizar o acesso a uma tecnologia considerada de preço elevado, tirando o maior partido de todos os dispositivos, mesmo que de diferentes marcas", resume.

O porta-voz da Worten acredita que esta tendência das casas inteligentes está cá para durar, até porque os clientes têm "demonstrado um grande interesse e curiosidade por esta tecnologia". "As nossas expectativas são as melhores, pois acreditamos que a Internet das coisas irá ganhar uma preponderância e um espaço na área da tecnologia cada vez maiores", conclui este responsável.

Da ideia à concretização O projecto Worten Connected Homes permite controlar os equipamentos lá de casa através de uma aplicação. Basta que haja uma ligação à internet para que a magia aconteça. Mesmo à distância.

O desafio
O grupo Sonae lançou o mote e os funcionários responderam em força com as suas ideias. Entre elas surgiu a que viria a dar origem ao Worten Connected Homes, com vista a uma maior eficiência energética através dos benefícios da tecnologia.

A concepção
Depois do "brainstorming" interno, foi altura de aplicar a ideia aos clientes. Além da parceria com a startup que criou a aplicação, o projecto conta com um espaço de testes numa loja. A democratrização no acesso e na implementação de casas inteligentes é uma vontade.

Os obstáculos
O preço e a dificuldade em gerir numa única plataforma equipamentos de diferentes marcas eram as principais barreiras para que a área das casas inteligentes se afirmasse mais. A Worten transformou essas barreiras numa promessa, rumo a um uso cada vez mais acessível.

A implementação
Antes de adquirir os equipamentos, os clientes podem experimentar este produto da Worten. A loja no centro comercial Colombo, em Lisboa, tem uma zona de testes. Depois de ganhar o gosto, é preparar a introdução lá em casa.


Mais notícias