Outros sites Medialivre
Notícia

A conta das contas

“A SIBS, enquanto empresa líder em soluções de pagamento nacional, fez com que Portugal fosse o primeiro país europeu a ter uma plataforma única de API”, diz Gonçalo Amaro, diretor de digital & e-commerce da SIBS.

07 de Janeiro de 2020 às 12:30
Gonçalo Amaro, diretor de digital & e-commerce da SIBS D.R.
  • Partilhar artigo
  • ...

Best Digital Platform SIBS API Market

A SIBS API Market é "um novo ecossistema de Open Banking API que abrange a comunidade bancária nacional e que, através de uma plataforma comum partilhada permite que novos prestadores de serviços de pagamento, nacionais ou europeus, desenvolvam serviços inovadores tirando partido da PSD2, como informação agregada das contas de pagamento de várias instituições financeiras e uma maior oferta de serviços digitais, quer para acesso a dados das suas contas bancárias, quer para a iniciação de pagamentos com maior conveniência e com toda a segurança SIBS", explica Gonçalo Amaro, diretor de Digital & e-commerce da SIBS.

A SIBS pertence aos bancos incumbentes mas, segundo Gonçalo Amaro, o que não limitou a participação de outras entidades como as fintechs. "Desde a sua génese que conta com a participação de entidades como fintechs, tendo-lhe a SIBS dedicado a 2ª edição do seu programa de aceleração do SIBS Payfoward, selecionando startups com soluções para empresas e particulares em contexto de Open Banking API que incorporassem o desenvolvimento do SIBS API Market", referiu Gonçalo Amaro.

Considera que a plataforma da SIBS é uma plataforma aberta de API, que para além das API regulatórias, que são gratuitas e de acesso a entidades TPP (Third Party Providers) devidamente constituídas e certificadas, irá evoluir para disponibilizar outras API, que poderão ser diversas, próprias da SIBS ou de outras entidades.

Comparativo internacional

Em termos de balanço dos pouco mais de dez meses de atividade o SIBS API Market integra já 24 entidades financeiras de referência, que incluem desde os principais bancos até instituições com menos de 25 mil contas e representam mais de 95% das contas bancárias, e regista 33 TPP a utilizar a plataforma em produção. No ambiente em sandbox, existem mais de mil developers e utilizadores registados. Segundo um estudo recente encomendado pela EBA (Associação Europeia de Bancos), o SIBS API Market está no Top 3 de plataformas mais completas e abrangentes, entre as mais de 300 disponíveis e em funcionamento.

Neste mesmo estudo, referido por Gonçalo Amaro, realizado por uma consultora especializada em transações digitais (Innopay) para avaliar o status da inovação bancária via API, é ainda referido que 77% das plataformas têm somente API em conformidade com a PSD2 e que o standard mais adotado é o do Berlin Group. O SIBS API Market é favoravelmente comparado, já que disponibiliza API que extravasam o âmbito da diretiva e o standard adotado corresponde exatamente ao do Berlin Group.

Para o futuro Gonçalo Amaro acredita que a SIBS "contribuirá para que o país continue a ser reconhecido como um território de primeira linha em evolução tecnológica, em prol da Economia Digital e de uma sociedade mais cashless".

Mais notícias