Outros sites Medialivre
Notícia

As estratégias smart contra o vírus

Sabe-se que, em média, 80% das pessoas não vão ter problemas com a covid-19 mas que 20% das pessoas terão falta de ar e podem desenvolver a doença. A triagem smart tem um só objetivo: encontrar este último grupo.

23 de Abril de 2020 às 14:45
João Garcia da Fonseca, CEO da Biosurfit
  • Partilhar artigo
  • ...
"Um problema que temos é que há muito voluntariado, e é bom ver uma sociedade viva e que quer fazer a diferença e que quer ajudar, mas o voluntariado não chega, porque a covid-19 é um vírus difícil", afirmou João Garcia da Fonseca, CEO da Biosurfit, uma empresa que desenvolveu um sistema de triagem smart, que está a funcionar no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa, com o apoio do Pingo Doce, e mostra que "estamos finalmente a cumprir a missão da empresa que é ajudar as pessoas".

"Em termos práticos é uma triagem de risco, que é um complemento ao teste PCR-covid-19. A triagem smart tem um só objetivo. Sabemos que, em média, 80% das pessoas não vão ter problemas com a covid-19 mas que 20% das pessoas terão falta de ar. Por isso, queremos saber o quanto antes quais as pessoas com maior risco de virem a ter mais complicações da covid-19 e, se possível, antes de terem quaisquer alterações respiratórias, enviando todas as outras pessoas que estão mais estáveis para casa", explica João Garcia da Fonseca.

É para encontrar estes 20%, antes do desenvolvimento da doença, que se montou a triagem smart, porque em termos científicos alguns marcadores dão uma probabilidade muito maior do que outros na identificação de pacientes que vão ter problemas e complicações mais graves dias depois.

Spinit, uma tecnologia de diagnóstico inovadora

Há evidência científica de marcadores de prognóstico, porque estas doenças não surgem de forma súbita, há um processo evolutivo. A triagem smart é um processo que permite detetar estas pessoas antes dos problemas de falta de ar, o que permite concentrar-se no passo seguinte. "Se forcarmos os esforços nessas pessoas e não nas outras, temos meio caminho andado para ter o problema resolvido. Claro que são precisos mais ventiladores, mais linha de oxigénio, dotar não só de infraestrutura de hardware mas de consciencialização das equipas clínicas de que não é uma gripe qualquer", sublinhou João Garcia da Fonseca.

A Biosurfit é uma empresa portuguesa de diagnósticos sediada na Azambuja, com cerca de 100 trabalhadores qualificados e focada no desenvolvimento e fabrico de testes IVD (in vitro diagnostic) em Point-of-Care com tecnologia altamente inovadora. Desenvolveu a tecnologia Spinit, o primeiro e único sistema de diagnóstico capaz de realizar as principais modalidades de análise ao sangue PoC (hematologia, imunoensaios e química clínica) no mesmo instrumento, que permite obter resultados em apenas cinco minutos, sem necessidade de recorrer a laboratórios.

Saiba mais em www.pmenoradar.negocios.pt
Mais notícias