Outros sites Medialivre
Notícia

Pasta e papel e moldes têm boas notas na banca

Os rácios da indústria da pasta e papel e também dos moldes são apelativos para o sistema financeiro.

14 de Julho de 2016 às 11:47
Bloomberg
  • Partilhar artigo
  • ...
Os sectores que estiveram em discussão neste "think tank" têm boas notas, genericamente, na banca nacional. Ainda que nos moldes, o sector suspire pelo tempo que leva entre a encomenda e o recebimento por parte do cliente. Apesar desse longo período, há uma "nuance" que os faz respirar de alívio. É que a maior parte dos seus clientes são fornecedores da indústria automóvel que estão classificados como Tier 1, ou seja, de primeira linha.

Os indicadores financeiros deste sector são, pois, bons. A dívida sobre EBITDA é inferior a 2% e o EBITDA absorvido pelos juros é inferior a 10%. Os níveis de malparado são também baixos.


1%
Malparado
São sectores onde os níveis de crédito malparado são baixos. A banca agradece.


Também o sector da pasta e do papel apresenta rácios que deixam a banca de olho. Na componente de fabricação de pasta, papel e cartão não canelado o malparado é inferior a 1%, e a dívida sobre EBITDA está em cerca de 3%. Já a parte do EBITDA consumida por juros é inferior a 20%. No segmento de papel e cartão canelado, esses indicadores são, respectivamente, de 1%, 1,5% e 10%. São sectores, pois, em que a banca aposta. "Estamos num ciclo fantástico." Por isso, não há, na generalidade, falta de financiamento nesta indústria. Ainda que os investimentos sejam pesados e com prazos de amortização elevados. "Para boas empresas não tem havido restrições."

PROTAGONISTAS Quem esteve no "think tank" sobre pasta e papel e moldes Optou-se pela regra Chatham House, em que tudo pode ser escrito, mas nada pode ser atribuído para liberdade de opinião.

Carlos Álvares
Presidente do Banco Popular Portugal
Carlos Van Zeller
Administrador da Altri
João Faustino
Presidente da Cefamol
José Luís Carvalho
Membro do grupo técnico florestal da Celpa
Manuel Regalado
Administrador da The Navigator Company
Nuno Silva
Presidente da Moldit



Mais notícias