- Partilhar artigo
- ...
Tome nota
Qualidade é reconhecida, mas falta mais
Forças
Especialização
A especialização é uma das armas da indústria de moldes.
Agilidade
Serem empresas pequenas é visto na indústria como uma força. Garante agilidade e especialização.
Marca Portugal
Os moldes portugueses são reconhecidos de qualidade.
Fraquezas
Incentivos de promoção
Os moldes queixam-se de estarem a substituir o Estado na promoção. Mas precisavam de mais.
Prazos de pagamento
Desde a encomenda do molde até ao seu pagamento pelo cliente pode demorar três anos.
Falta de "cluster"
Os moldes queriam ser um "cluster".
Ameaças
Mão-de-obra qualificada
O sector dos moldes teme a falta de engenheiros, que se pode
agravar nos próximos anos.
Dimensão das empresas
Se é tido pela indústria como uma força pode ser uma ameaça. os "players" são pequenos.
Dependência do automóvel
Concentração de clientes é ameaça.
Oportunidades
Cooperação com universidades
Pode ajudar na inovação e na qualificação de mão-de-obra.
Clientes pagam
Pode demorar a receber, mas a maioria do sector trabalha com fornecedores bons pagadores.
Flexibilidade dos trabalhadores
As características dos portugueses são realçadas como benéficas.
Qualidade é reconhecida, mas falta mais
Forças
Especialização
A especialização é uma das armas da indústria de moldes.
Agilidade
Serem empresas pequenas é visto na indústria como uma força. Garante agilidade e especialização.
Marca Portugal
Os moldes portugueses são reconhecidos de qualidade.
Fraquezas
Incentivos de promoção
Os moldes queixam-se de estarem a substituir o Estado na promoção. Mas precisavam de mais.
Prazos de pagamento
Desde a encomenda do molde até ao seu pagamento pelo cliente pode demorar três anos.
Falta de "cluster"
Os moldes queriam ser um "cluster".
Ameaças
Mão-de-obra qualificada
O sector dos moldes teme a falta de engenheiros, que se pode
agravar nos próximos anos.
Dimensão das empresas
Se é tido pela indústria como uma força pode ser uma ameaça. os "players" são pequenos.
Dependência do automóvel
Concentração de clientes é ameaça.
Oportunidades
Cooperação com universidades
Pode ajudar na inovação e na qualificação de mão-de-obra.
Clientes pagam
Pode demorar a receber, mas a maioria do sector trabalha com fornecedores bons pagadores.
Flexibilidade dos trabalhadores
As características dos portugueses são realçadas como benéficas.