- Partilhar artigo
- ...
Há dez anos a cidade do Porto tinha um problema estrutural que era a reabilitação urbana. "O Porto 2001 deixou a cidade de rastos, com muitas obras e afastou um grande número de pessoas do centro da cidade para fora. Com o turismo a crescer, com a Ryanair, a Douro Azul, os vários operadores privados que cresceram e começaram a mostrar um Porto diferente, de experiências, houve uma evolução em termos de negócios", diz Nuno Camilo.
Hotel papelaria
"O turismo está a contribuir para esta revitalização transversal da cidade" garante Nuno Camilo. "Se não fosse o turismo o Porto estaria numa situação muito periclitante. Primeiro tivemos duas crises, a última das quais fechou muitas pequenas e médias empresas à volta do Porto que alimentavam o comércio. Essas pessoas refizeram a sua vida no sector do turismo.".
Na opinião do presidente da Associação de Comerciantes do Porto, "hoje vemos que o comércio da cidade se reinventou. Para além da Livraria Lello, Café Majestic ou o Guarani, o Porto tem espaços únicos produtos e serviços que não há o mundo inteiro". Dá o exemplo de um edifício que era uma papelaria e "que hoje é uma papelaria num canto, e o restante é um hotel, o que faz com que o turista olhe para este hotel como algo inovador". Adianta que se criaram novos empregos, geraram-se "negócios no sector dos serviços como os transportes, nas lavandarias, e a restauração, que se reinventou", refere Nuno Camilo.
Alojamento local: San Sebastián cobra mais que o Porto
A diária média anual no alojamento local no centro da cidade do Porto desceu, entre 2016 e 2017, 6% em termos de valor, segundo um índice semestral de diárias no alojamento local, feito pelo Confidencial Imobiliário. A média da diária é de 76 euros, e, na gama alta, pode chegar aos 130 euros.
Ricardo Guimarães diz as diárias do alojamento local em "San Sebastian são o dobro das cobradas no Porto". Parece paradoxal porque o Porto é que tem as principais distinções como destino turístico. A grande diferença reside na base económica, que é mais forte em San Sebastian e não parte de níveis de desemprego e de falta de actividade económica de que partiu o Porto. Nesta cidade o alojamento local é dominado por uma economia familiar disponível reduzir o valor em troca de ocupação", concluiu.