Outros sites Medialivre
Notícia

Pedro Castro Almeida: "Conversas Soltas são a novidade de 2018"

O objectivo é que, no âmbito da Box Santander Advance Empresas, empresários, gestores, académicos e associações da região, discutam temas relevantes e atuais para as empresas e negócios daquela zona geográfica.

19 de Abril de 2018 às 11:54
  • Partilhar artigo
  • ...
As conversas soltas realizam-se em sete cidades com sete temas: Plásticos & Moldes-Leiria, Novos Negócios-Porto, Frutícolas e Hortícolas-Torres Vedras, Calçado-São João da Madeira, Mobiliário- Paredes, Têxtil Técnico-Braga, Vinhos, Enchidos e Queijos-Viseu. Como explica Pedro Castro Almeida, administrador executivo do Banco Santander-Totta, "estas regiões são muito importantes para o tecido empresarial português e para o desenvolvimento da nossa economia".

Quais são os objectivos da iniciativa Regiões Mais Fortes?
Esta iniciativa surge no âmbito da BOX Santander Advance Empresas, um novo conceito de proximidade criado em 2016, para reforçar a ligação do Banco com Empresas e as Universidades. É um espaço de partilha de boas práticas e ideias, que tem percorrido várias cidades do país, e que tem como principal objectivo servir de apoio à economia e às empresas. A grande novidade de 2018 é a inclusão das Conversas Soltas, com o mote "Regiões Mais Fortes", onde reunimos empresários, gestores, académicos e associações da região, que discutem temas relevantes e atuais para as empresas e negócios daquela zona geográfica.

Enquanto banco parceiro das empresas, cabe-nos perceber estes detalhes, para podermos prestar o melhor serviço possível.  Pedro Castro Almeida
administrador executivo do Banco Santander-Totta

Por que é que seleccionaram estes sectores/regiões? Qual é a sua importância destes sectores e destas regiões na economia?
Estas regiões são muito importantes para o tecido empresarial português e para o desenvolvimento da nossa economia. São cidades que se especializaram em determinados sectores, com várias empresas a operar nesta área que, pela sua qualidade e eficiência, se tornaram bastante competitivas. Isto permite que tenhamos hoje muitas empresas a exportar os seus produtos e com bastante sucesso. Queremos dar o nosso contributo para que possam crescer ainda mais. Iniciámos o nosso roadshow nestes locais, mas o objetivo é chegar a outras zonas do país.

O espaço de encontro Box Santander Avance Empresas iniciou-se em 2016, a que agora se acrescenta as Conversas Soltas. Tem sido importante ouvir as opiniões e as preocupações de empresários de outras regiões e sectores?
Sem dúvida. Podemos saber muito de uma região ou de um setor, mas não os conhecemos verdadeiramente se não falarmos com os empresários, se não soubermos como é o seu-dia-dia e as dificuldades que apresentam. Enquanto banco parceiro das empresas, cabe-nos perceber estes detalhes, para podermos prestar o melhor serviço possível. Uma das questões com que nos deparávamos frequentemente era a falta de soluções não financeiras ao dispor dos empresários. A criação do Santander Advance Empresas veio colmatar esta lacuna, oferecendo-lhes novas opções em termos de Formação, Estágios, Emprego, Internacionalização e Digitalização.