Outros sites Medialivre
Notícia

Negócios Sustentabilidade 2030: Os prémios hoje para ganhar o futuro

As categorias para a segunda edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade foram definidas e as candidaturas já estão abertas e decorrem até 30 de novembro de 2021.

20 de Julho de 2021 às 12:00
  • Partilhar artigo
  • ...
O Jornal de Negócios lançou, em 2020, o Prémio Nacional de Sustentabilidade, a maior iniciativa editorial em Portugal que distingue as empresas e organizações que se destacam pela sua atuação e boas práticas de sustentabilidade nas diferentes áreas: ambiental, social e governance (ESG).

A segunda edição, em 2021, começa com a mesma determinação: distinguir e premiar os projetos que mais contribuem para uma sociedade mais sustentável. Este é o manual prático de candidatura à segunda edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade.

Primeira fase: candidaturas
As entidades candidatas deverão submeter a sua candidatura ao Prémio Nacional de Sustentabilidade através do site em sustentabilidade.negocios.pt , até 30 de novembro de 2021.

A validação da candidatura está sujeita ao pagamento de uma taxa de inscrição de dois mil e quinhentos euros. Este valor, para além da inscrição no prémio, dá direito a uma página dupla de divulgação da iniciativa, produto ou serviço do candidato que será publicada numa revista especial a ser distribuída com o Jornal de Negócios e a Sábado, também disponível em formato e-paper nos sites destas duas publicações periódicas.

Segunda fase: avaliação
A Deloitte avalia o perfil das candidaturas e verifica a sua elegibilidade e adequabilidade à categoria a que se candidatarem.

Terceira fase: esclarecimentos
As entidades candidatas deverão prestar à organização do Prémio, num prazo inferior a cinco dias úteis, todos os esclarecimentos por esta considerados necessários e por esse motivo solicitados à entidade candidata.

Quarta fase: o papel do júri
É disponibilizado ao júri de cada categoria um escalonamento preliminar das candidaturas, efetuado pela Deloitte. O júri de cada categoria avalia as candidaturas referentes à respetiva categoria, usando uma matriz de critérios previamente definida pela Deloitte, decidindo o vencedor da respetiva categoria e as possíveis menções honrosas.

Os prémios
Reconhecimento por um painel de júri independente e altamente prestigiado.

Divulgação dos projetos candidatos no Jornal de Negócios e na revista Sábado – página dupla em edição especial dos dois meios.
Atribuição de selo de sustentabilidade aos projetos vencedores.

Participação na gala de entrega de prémios, juntamente com os restantes projetos distinguidos e o júri.

Atribuição de prémio no valor de 1.000.000 euros em publicidade nos meios Cofina aos projetos vencedores e de 500.000 euros às menções honrosas. 

As categorias
do Prémio em 2021
O Prémio Nacional de Sustentabilidade é atribuído, com base na informação apresentada pelos candidatos e na análise do júri de cada uma das seguintes categorias:
• Sustentabilidade Ambiental
• Preservação do Capital Natural
• Economia Circular
• Descarbonização
• Sustentabilidade Social
• Igualdade e Diversidade
• Bem-Estar e Cidades Sustentáveis
• Sustentabilidade Económica
• Comunicação de Sustentabilidade: a) Criatividade em Comunicação de Sustentabilidade b) Estratégia de Comunicação de Sustentabilidade
• Transformação Digital em Sustentabilidade
• Finanças Sustentáveis

O prémio "Personalidade" não está sujeito a candidatura e o vencedor será da inteira responsabilidade do júri.