Outros sites Medialivre
Notícia

Fernando Braz: “Hoje não há nada mais seguro do que a cloud”

“Estamos perante uma revolução, o cliente, a globalização e a concorrência vão obrigar a que as indústrias mostrem aos reguladores que sem uma adaptação não sobrevivem, mesmo sendo grandes”, referiu Fernando Braz, country leader da Salesforce em Portugal.

06 de Janeiro de 2021 às 15:00
Fernando Braz, country leader da Salesforce em Portugal David Cabral Santos
  • Partilhar artigo
  • ...
Fernando Braz está à frente da Salesforce há cerca de sete meses e o convite foi irrecusável porque se identifica com o foco no cliente, a centralização, e as suas expectativas são de crescimento em Portugal, nomeadamente na banca e seguros, onde tem uma presença forte em Espanha.

A Salesforce nasceu há 20 anos na cloud, é líder mundial em CRM, mas também opera na inovação digital como cloud, mobile, social, internet das coisas, inteligência artificial, voz e blockchain. A nível mundial, a Salesforce, com mais de 150 mil clientes registados, fechou o seu ano fiscal de 2020 com um crescimento de faturação na ordem dos 29% para 17,1 mil milhões de dólares.

Na sua opinião, "a banca tem de ver o cliente no centro, a banca está no digital e no online, mas não é tudo integrado numa visão única. Há clientes que ficam surpreendidos com a nossa oferta do digital, do CRM, num único ecrã ou no telemóvel em que conseguem saber todo o tipo de interações com o cliente, desde quem é o cliente, informações do cliente, mensagens trocadas com o cliente através de Whatsapp, por exemplo, campanhas que fizeram com o cliente, como é que reagiu, tudo no ecrã e integrado, sem ter dispersão de sistemas, sem ter os custos que alguns dos bancos incumbentes sofrem com essas integrações. Os bancos estão digitalizados mas têm muita coisa que é ponto a ponto, não está numa visão única e requer manutenção".

Importância da confiança

Deu exemplo de um estudo da Salesforce junto de 4 mil empresas da indústria financeira em que se concluía que 40% da banca e seguros já têm todos os seus processos automatizados e utilizam sistemas de inteligência artificial. Segundo Fernando Braz "40% para uma indústria que está tão avançada, consideramos que é pouco".

Para o responsável da Salesforce que está a dar os primeiros passos diretamente em Portugal, "a confiança é o mais importante na era atual e no futuro, e o ponto mais importante para as tecnológicas. A confiança de que estando na cloud os dados estão seguros e tudo é feito para os manter seguros através de robôs e machine learning para aprender a combater os milhares de ataques diários e as diferentes evoluções dos hackers. São feitos investimentos de milhões para garantir a segurança da cloud, porque é o nosso core, ser uma caixa-forte de segurança e para garantir a confiança".

Por isso considera que hoje não há nada mais seguro do que a cloud. Considera que morreu a era do próprio datacenter, do próprio cofre, a cloud veio para ficar. Sublinhou ainda que "a personalização do cliente é a nova exigência, e é aqui a Salesforce desenvolve as suas aplicações, que é a personalização total, o endereçamento, com o cumprimento da trust do data, na regulação, no RGPD é fundamental, mas é a personalização que as gerações millennial e a Z exigem".

Fernando Braz concluiu que "estamos perante uma revolução, o cliente, a globalização e a concorrência vão obrigar a que as indústrias mostrem aos reguladores que sem uma adaptação não sobrevivem, mesmo sendo grandes".

Fernando Braz Licenciado em Gestão, iniciou a sua carreira pelo Grupo José de Mello, o Banco Millennium BCP, passou pela SAS e pela Oracle, onde foi diretor executivo, e liderou comercialmente as ofertas Analytics, Big Data e Database Cloud nas regiões ibérica, BeNeLux, CEE e mais recentemente Sul da Europa. Desde maio de 2020 que é country leader da Salesforce.