- Partilhar artigo
- ...
Para reter e captar talento é necessário criar um ambiente que reconheça e valorize o talento, que ofereça oportunidades de crescimento e de desenvolvimento, e que enfrente os desafios que podem surgir ao longo do caminho. Portugal precisa de implementar políticas que incentivem o desenvolvimento económico, melhorar o ambiente de negócios, investir em educação, investigação e inovação, para atrair e reter talento.
Este é o ponto de partida da próxima edição do Encontro Fora da Caixa dedicado ao tema 'Talento, oportunidades e desafios. Como reter o talento?'. O Encontro Fora da Caixa é organizado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em conjunto com o Jornal de Negócios e terá lugar no dia 30 de abril, na Universidade de Coimbra, no auditório da FCTUC Pólo II.
A abertura está a cargo de Paulo Moita de Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, a partir das 15 horas. Segue-se a intervenção de Joana Santos Silva, diretora do ISEG MBA e professora de Estratégia e Inovação, sobre 'Growth Mindset: o Caminho para o Talento Fora da Caixa'.
Rui Martins, diretor de Estratégia da Caixa Gestão de Ativos, fará uma análise das tendências macroeconómicas para 2024, e a vice-dean da Nova School of Business and Economics, Cátia Batista, fará uma intervenção sobre 'Fuga de Cérebros e Captação de Talentos para Portugal', marcando o debate que se segue com empresas sobre 'O que as empresas fazem para reter talento?'.
O painel de debate é composto por Mafalda Rebordão, Strategic Partnerships Manager da Google e co-fundadora do Ponto Zero, Mafalda Varanda, diretora de Recursos Humanos do Grupo Bluepharma, Mónica Sobreira, diretora de Divisão e membro da Comissão Executiva da Critical Software, e Nuno Martins, administrador executivo da Caixa Geral de Depósitos. Diana Ramos, diretota do Jornal de Negócios fará a moderação.
Este Encontro Fora da Caixa encerra com uma rubrica protagonizada pelo músico Pedro Abrunhosa, tendo como convidado José Guilherme Xavier de Basto, presidente do Conselho Fiscal da Associação Fiscal Portuguesa e presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Consultores Fiscais. Foi professor de Fiscalidade e de Harmonização Fiscal na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É conhecido como o 'pai do IVA', presidiu à comissão que, na década de 80, procedeu à introdução deste imposto no sistema fiscal português. Tem publicados vários livros e estudos sobre fiscalidade, sobretudo sobre IVA e IRS.