Num negócio em que a capacidade de lidar rapidamente com elevados volumes de dados é um fator cada vez mais decisivo, a inteligência artificial generativa (ou generative AI) vem introduzir novas formas de atuação, mais rápidas e eficientes, tanto a nível das operações internas, invisíveis para o mercado, como em relação ao que é proporcionado aos clientes.
Este tipo de tecnologia, tem a capacidade de ajudar na produção de conteúdos com valor acrescentado a partir da análise de grandes volumes de informação, prometendo um novo potencial de inovação e de utilização da informação, com níveis de rentabilidade e eficiência substancialmente melhorados.
No entanto, para transformar a generative AI em valor real para o setor financeiro é necessário
identificar todos os desafios associados à sua utilização, sobretudo ao nível dos sistemas legacy e do know-how do parceiro tecnológico. A partir daí, o potencial é imensurável.
Podemos identificar sete casos de uso teóricos em que a generative AI vem introduzir um elevado grau de inovação nas operações da banca. Todas essas áreas já utilizam ferramentas tecnológicas para reforçar a sua eficiência, mas falamos agora de uma capacidade acrescida para usar os dados existentes – e, entretanto, gerados – com ganhos substanciais de tempo e rentabilidade.
Avaliação e gestão de risco
As instituições financeiras podem realizar análises aprofundadas de risco utilizando extensos conjuntos de dados e identificando tendências, interdependências e alterações. Com avaliações mais precisas, a generative AI pode aprimorar a gestão do risco, direcionando a tomada de decisões mais acertadas em áreas como o crédito e o risco operacional.
Deteção e prevenção de fraudes
Estas novas ferramentas de AI potencializam a deteção e prevenção de fraudes, para analisar transações, padrões comportamentais e anomalias em tempo real. Os algoritmos aprendem e ajustam-se aos novos padrões, minimizando o impacto financeiro da fraude.Robo-advisors
Os robo-advisors baseados em AI têm ganho popularidade no setor financeiro, permitindo uma gestão automatizada de carteiras e sugestões de investimento aos clientes sem intervenção humana e levando a uma redução dos custos e ampliação do acesso a serviços especializados.Transações e gestão de investimentos
Ao analisar grandes volumes de dados, a generative AI otimiza a criação de algoritmos de transações, estratégias de investimento e distribuição de ativos. Isso aumenta a eficiência das decisões de negociação e investimento, ao mesmo tempo que reduz a probabilidade de erros.Compliance
Estas ferramentas apoiam as instituições financeiras a cumprir requisitos regulamentares, monitorizando transações, identificando atividades suspeitas e garantindo o cumprimento da legislação em vigor. Reduz-se assim o trabalho manual, as despesas operacionais e o risco de incumprimento.Apoio ao cliente e chatbots
Os assistentes virtuais impulsionados pela AI estão a transformar o apoio ao cliente no setor financeiro, respondendo a perguntas em tempo real, tratando solicitações rotineiras e resolvendo problemas numa lógica de 24/7.Análise de crédito
Os novos modelos de análise de crédito introduzem mais granularidade no processo de aprovação de empréstimos, ao integrar fontes de dados tradicionais e alternativas, para prever a capacidade dos mutuários de forma mais precisa. Com isto agilizam-se processos, otimizam-se carteiras de crédito e reduz-se o viés humano.
A escolha de um parceiro com o know-how certo sobre os sistemas legacy de TI, sobre o setor financeiro e sobre o papel que generative AI pode ter nos respetivos negócios é fundamental para enfrentar os desafios associados a esta tecnologia no setor da Banca. Só assim será possível potenciar as transformações substanciais que a Inteligência Artificial consegue introduzir em diversas áreas fundamentais do setor e aceder a uma nova dimensão de crescimento.