Para os alunos portugueses que queiram aumentar o seu conhecimento no campo da mobilidade eléctrica existe oferta formativa. A FEUP, onde João Peças Lopes é professor, lecciona matérias relativas à mobilidade sustentável e eléctrica em várias disciplinas dos seus cursos de mestrado e doutoramento "há alguns anos". Por isso, nos últimos anos foram apresentadas várias teses de doutoramento neste domínio, envolvendo simultaneamente "a publicação de grande número de trabalhos em congressos e revistas científicas" que colocam a FEUP "na frente da onda tecnológica desta tendência". "Nos seus laboratórios são também desenvolvidas e testadas soluções que podem ser transpostas para a mobilidade eléctrica", salienta.
Em relação ao INESC TEC foi construído, em 2012, um Laboratório de Redes Eléctricas Inteligentes e Veículos Eléctricos, que é "uma das infra-estruturas tecnológicas do Roteiro Nacional das Infra-estruturas Científicas" e que permite desenvolver trabalho de investigação "de ponta" a nível internacional na área.
Foram investidos neste laboratório "mais de dois milhões de euros". Esse valor, prossegue, permite desenvolver e testar soluções de software e hardware para o meio académico e científico, mas também industrial, que pode encontrar nesse laboratório capacidade para verificar o desempenho de soluções inovadoras para depois desenvolver, vender e exportar. "De referir que Portugal tem indústria reconhecida pela sua competência no desenvolvimento de sistemas de carregamento rápido e inteligente de baterias de veículos eléctricos", relembra.
O INESC TEC desenvolveu também "competências e ferramentas de simulação computacional" que avaliam os impactos em toda a cadeia do sistema eléctrico e fornece serviços de consultoria avançada, já utilizados por "empresas do sector eléctrico em Portugal e no estrangeiro".