Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Da Covilhã para o mundo

Com mais de 40 mestrados em várias áreas, a Universidade da Beira Interior garante uma oferta de qualidade nos cursos avançados, completada por pós-graduações e cursos de especialização que garantem altas taxas de empregabilidade aos seus alunos.

15 de Março de 2023 às 12:14
  • ...

Num mundo cada vez mais competitivo e especializado, a procura de formação superior tem vindo a aumentar. Não é por acaso que, com mais de quatro dezenas de mestrados em diversas áreas, a Universidade da Beira Interior (UBI) vê os seus cursos esgotados ano após ano. A oferta, que abrange as áreas de ciências, engenharia e tecnologia, não deixando de parte as artes, letras, ciências sociais e humanas e ciências da saúde, visa garantir uma formação de excelência, que responda à cada vez mais alta exigência do mercado laboral.

 

"Todos os nossos cursos permitem obter uma especialização em áreas altamente valorizadas pelo mercado de trabalho atual", garante Helena Alves, vice-reitora para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade.  "Além da qualidade de ensino, investigação e condições favoráveis ao estudo, temos parcerias com entidades de enorme relevo. A título de exemplo, promovemos em parceria com o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, o mestrado em Branding e Design de Moda e, com a Federação Portuguesa de Futebol, a pós-graduação em Treino no Futsal".

 

Aliás, se este ano letivo esta é a única pós-graduação a decorrer na UBI, no próximo a universidade irá abrir mais três – Hidrologia e Climatologia, Master in Business Administration e Técnico Superior de Segurança no Trabalho. É que a procura de cursos pós-graduados tem vindo a crescer, tal como a de mestrados: este ano há 832 inscritos em cursos de mestrado (o maior número dos últimos três anos) e, no próximo ano letivo, a UBI prevê abrir 1.000 vagas. Vagas essas que se destinam não só a recém-licenciados, mas também a profissionais experientes: "A nossa oferta está estruturada de forma a preparar os alunos com conhecimentos científicos aprofundados e especializados, permitindo a sua adequação a alunos de continuidade e a pessoas no ativo." Para possibilitar a conciliação entre a vida profissional e a académica, as aulas dos mestrados decorrem à sexta e ao sábado e as pós-graduações são em horário pós-laboral.

 

Corpo docente de excelência

A justificar o sucesso dos cursos, a vice-reitora assinala a qualidade do corpo docente: "Temos professores que colaboram com a Federação Portuguesa de Futebol e Comité Olímpico Português, que presidem a entidades como a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional ou a Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia e que integram comissões governamentais em questões como a avaliação dos incêndios florestais ou a decisão do local do novo aeroporto de Lisboa."

 

Com ensino presencial, a universidade tem vindo a apostar em diversas parcerias internacionais entre as quais se destacada a UNITA – Universitas Montium, um projeto do qual é uma das fundadoras e que se destina a desenhar o futuro do ensino superior na União Europeia, através do trabalho em cooperação entre seis universidades de cinco países, que reúnem entre si 160 mil estudantes e 13 mil docentes e colaboradores. Por tudo isto, Helena Alves acredita que há muitos e bons motivos para se escolher esta universidade: "A UBI oferece aos seus alunos condições científicas e um contexto social de elevada qualidade, dando-lhes a possibilidade de estudar num ambiente académico acolhedor, numa instituição de referência, a nível nacional e internacional, no ensino e investigação. Os nossos estudantes podem estudar numa cidade de grande segurança e qualidade de vida, com custo de vida acessível, situada numa região central do país."

"Todos os nossos cursos permitem obter uma especialização em áreas altamente valorizadas pelo
mercado de trabalho atua"
Helena Alves, vice-reitora para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade da UBI
Mais notícias