Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

O MBA dos líderes globais

The Lisbon MBA Católica|Nova é, pelo 4.º ano consecutivo, 1.º no mundo em Internacional Course Experience (FT Global ranking 2021).

18 de Março de 2021 às 15:31
  • ...

"Um profissional que procure o the Lisbon MBA Católica|Nova conseguirá desenvolver o seu potencial, descobrir o seu propósito e tornar-se um líder global, capaz de inspirar e mobilizar para a transformação que resulta da disrupção tecnológica que vivemos, preparando a organização para os desafios do futuro, sempre com o objetivo de ter um impacto positivo nas empresas e na sociedade." Quem o assegura é Maria José Amich, Executive Director do the Lisbon MBA Católica|Nova.

 

 

O the Lisbon MBA Católica|Nova distingue-se por ser um MBA na vanguarda das tendências, que forma gestores com pensamento crítico e estratégico para dar resposta aos desafios das empresas, através da "inovação constante, do rigor académico e excelência do corpo docente, da forte componente da aprendizagem hands-on, e por oferecer uma experiência global única, através do programa de imersão no MIT Sloan School of Management, nos EUA", informa Maria José Amich.

 

 

Os programas do the Lisbon MBA Católica|Nova têm uma proposta de valor distintiva com base em cinco pilares estratégicos:

 

 

Experiência de transformação global: através do programa de Imersão no MIT Sloan, em Boston, com foco no empreendedorismo e na inovação tecnológica, que se complementa com a opção de realizar projetos de consultoria internacional e programas de exchange nos cinco continentes. De salientar ainda o corpo docente de renome internacional, proveniente de três universidades de topo – Nova SBE, Católica-Lisbon e MIT Sloan – e o perfil internacional das turmas;

 

 

Abordagem holística: além da formação com elevada componente técnica que integra as últimas tendências no âmbito da gestão, e da inovação tecnológica, há uma aposta nas competências comportamentais através de programas de desenvolvimento de liderança, assim como coaching individual e em grupo e mentoring, que contribuem para a abordagem holística e integrada dos programas, permitindo que os alunos se tornem líderes focados na gestão ágil das organizações;

 

 

Aprendizagem Experiencial e Customizada: consiste num processo de aprendizagem learn by doing, articulado com as necessidades reais das empresas e interesses específicos funcionais e setoriais dos alunos;

 

 

Progressão de carreira com propósito: os alunos são acompanhados de forma personalizada, com ferramentas e recursos para os ajudar na descoberta do seu propósito e determinar o melhor plano de carreira, de forma a atingirem os seus objetivos profissionais e pessoais;

 

 

Lisboa: cidade europeia vibrante e empreendedora, caracterizada pela diversidade e tolerância, com uma mentalidade aberta e um ambiente empresarial dinâmico, local de excelência para viver esta experiência.

 

 

O the Lisbon MBA International

 

 

Pedimos a Maria José Amich que nos falasse um pouco dos dois programas de MBA. O the Lisbon MBA International é um programa full-time de 12 meses para profissionais de alto potencial, com um mínimo de três anos de experiência, que pretendem acelerar ou mudar as suas carreiras.

 

 

"Está, desde 2013, no ranking do Financial Times, tendo, em 2021, sido classificado no Top 25 na Europa, e sendo o único MBA português presente neste ranking. Figura também no The Economist Full-time MBA ranking 2021, onde marcou a estreia portuguesa. De salientar, também, os excelentes resultados de empregabilidade, com um aumento salarial de cerca de 76%, três anos após a conclusão do MBA (FT Global Ranking 2021). Além disso, destaca-se a forte componente internacional das classes, cerca de 60%, sendo um terço constituído por mulheres", sublinha.

 

 

O the Lisbon MBA Executive

 

 

Já o the Lisbon MBA Executive, decorre em part-time, durante 22 meses, e destina-se a "profissionais bem-sucedidos, com pelo menos cinco anos de experiência, e que desejam evoluir para posições de gestão de topo, e contribuir para a transformação positiva das organizações". Em 2020, o Executive MBA foi distinguido no Financial Times Executive MBA ranking, sendo o 42º na Europa e também o único em Portugal presente neste ranking.

 

 

Resposta ágil e colaborativa à pandemia

 

 

Maria José Amich conta que perante os constrangimentos impostos pela pandemia, a comunidade do the Lisbon MBA Católica|Nova (escolas, professores, alunos, alumni e equipa de gestão) conseguiu responder "de forma ágil e colaborativa, garantindo a continuidade dos programas com o mínimo de disrupção, mostrando valores de liderança, resiliência e espírito de equipa para enfrentar esta situação e sair dela mais forte."



"Para responder à mudança imposta pela pandemia – não perdendo o foco na procura pela excelência,  inovação e atualização dos programas, tendo em vista o reforço da nossa proposta diferenciadora de valor – o the Lisbon MBA Católica|Nova implementou, em 2020, mudanças nos projetos que integram quatro dos seus pilares estratégicos: Truly Global Experience, Outstanding Action Learning, Holistic Approach e Meaningful Career Advancement, conseguindo um aumento substancial de candidaturas em ambos os programas, International (full-time) MBA e Executive (part-time) MBA com um crescimento de alunos internacionais e maior diversidade em todas as frentes", explica Maria José Amich, apontando o que foi feito caso a caso.

 

 

  1. Truly Global Experience

 

Neste pilar estratégico, em que se destaca a parceria de longa data com o MIT Sloan School of Management, reforçámos a aposta no empreendedorismo e no ecossistema de impacto, através da cadeira de Empreendedorismo do MIT Sloan para ambos os programas, e que é lecionada pelo professor Bill Aulet, diretor executivo do Martin Trust Center for MIT, professor de Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Estratégia do MIT Sloan, e que foi recentemente distinguido com o prémio de Melhor Professor pela Associação de PME nos EUA.

 

 

No âmbito da experiência internacional, salientamos também o International Consulting Lab, que, também este ano, terá a Galp como parceira. Na última edição, permitiu aos alunos desenvolverem projetos em torno de um tema fundamental, a sustentabilidade. Neste programa, os alunos do the Lisbon MBA International e da escola de negócios Insper, de São Paulo, no Brasil, desenvolveram um projeto de consultoria no âmbito dos combustíveis de baixo carbono no mercado brasileiro. O International Consulting Lab é realizado desde 2011 em parceria com Programas de MBA de topo internacionais, como o Fudan, na China, o Egade, no México, e o Insper, no Brasil.

 

 

  1. Outstanding Action Learning

 

Reforçámos a componente de experiential learning, ou seja, a oportunidade de os alunos terem uma aprendizagem prática ao longo da formação com aulas num formato hands-on e com um plano curricular personalizado, para garantir a continuidade dos programas com base num dos eixos mais relevantes do the Lisbon MBA Católica|Nova: Action Learning.

 

 

Foram desenvolvidos projetos em cada um dos programas. No Executive MBA, no âmbito das cadeiras Business Project e Business Simulation, que permitem aos alunos adaptar os conhecimentos adquiridos durante o MBA a situações e desafios reais de negócio em diferentes organizações e setores. E, no caso do International MBA, no âmbito do período de dois meses do Action Learning, os alunos tiveram a oportunidade de optar por In-Company Assignments, alguns em contexto internacional, o que vem consolidar também a experiência de Global Learning referida anteriormente.

 

 

Reforçou-se a aposta na área do empreendedorismo, que tem tido uma crescente adesão dos alunos, resultando na criação de start-ups inovadoras, nomeadamente na área do recrutamento de talento com base em inteligência artificial ou no conceito de espaços de trabalho partilhados ágeis e flexíveis. Neste âmbito, estabelecemos recentemente uma parceria com a consultora de inovação Beta-i, com o objetivo de apoiar ainda mais os nossos alunos do International MBA no desenvolvimento do seu projeto empreendedor.

 

 

Os alunos do International MBA participaram também no programa Business Case Competition, uma iniciativa em que abordam um desafio real de nível complexo e estratégico, usando o valor de sua aprendizagem no MBA.

 

 

"Este ano, fizemos uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos, que desafiou os alunos a apresentarem uma recomendação sólida, coerente, inovadora, aplicável e bem apoiada para o crescimento do DABOX, no âmbito da estratégia de Open Banking da Caixa", acrescenta Maria José Amich.

 

 

Adicionalmente, no amplo leque de cadeiras optativas, temos vindo a reforçar áreas estratégicas, nomeadamente na área da sustentabilidade e responsabilidade corporativa, com disciplinas como Creating Shared Value, Innovative Models for Ethical and Socially Responsible Businesses.

 

 

  1. Holistic Approach

 

Consideramos que o desenvolvimento pessoal e a busca por um propósito são indissociáveis do conceito de desenvolvimento da liderança. Dessa forma, este foi também reforçado em ambos os MBA – International e Executive – no âmbito do Friday Forum e Leadership Stream, respetivamente, nomeadamente através de self-awareness, liderança pessoal e de equipas e, de uma forma geral, de todas as denominadas competências transversais, as deep skills, fundamentais para formar líderes com propósito. O acompanhamento e desenvolvimento dos alunos foi reforçado, nomeadamente, através do aumento de sessões de coaching, individuais e em grupo.

 

 

  1. Meaningful Career Advancement

 

Este eixo estratégico tem vindo a ser reforçado através de um conjunto de iniciativas, nomeadamente sessões de counselling, personalized branding, inspirational talks com CEO’s e painéis de setores empresariais, que, através do suporte do Career Management Center, ajudarão os alunos a continuar com sucesso a sua career journey, definindo a sua visão e estratégias para uma carreira de sucesso, com propósito.

 

 

O impacto deste eixo pode ser avaliado pelos números apresentados pelo Financial Times Global Ranking 2021: os alunos do the Lisbon MBA International conseguiram, em média, aumentos salariais de cerca de 76% três anos após a conclusão do programa e alcançaram 97% dos seus objetivos ("aims achieved").

 

 

Reorganizámo-nos com muita agilidade para que pudéssemos fazer uma transição para o ensino online sem ruturas, adequando a formação ao novo contexto e permitindo reforçar a presença de líderes globais que partilharam o seu know-how e experiência com os alunos. Não obstante a alteração para o formato online, forçada pelo contexto pandémico, continuamos a privilegiar o ensino presencial e o experiential learning dos nossos programas.

 

 

Apesar do que seria expectável, em ambos os programas verificámos um efeito de contraciclo: mesmo mantendo elevados critérios de rigor de admissão, registámos um aumento de candidaturas e do número final de alunos em ambos os programas, quer no the Lisbon MBA International, quer no the Lisbon MBA Executive, em comparação com o ano anterior. Acreditamos que esta tendência de crescimento se deve ao facto de, em tempos de crise profunda, que são também momentos de grandes mudanças, os programas de MBA com comprovado impacto – de que são exemplo os programas do the Lisbon MBA Católica|Nova – se tornarem uma oportunidade para os profissionais desenvolverem uma visão e um caminho claros para a sua progressão de carreira, adquirindo competências de gestão e de liderança que os preparam para o futuro e abrem novos horizontes e perspetivas de carreira.

 

 

Realçamos, ainda, o facto de a classe do International MBA que iniciou em janeiro de 2021 ser muito diversa: reuniu perto de 60% de alunos internacionais, representando, no seu conjunto, 16 nacionalidades.

 

 

Além disso, a dedicação ao constante desenvolvimento dos programas e o bom trabalho de toda a comunidade do the Lisbon MBA Católica|Nova têm-se refletido nos últimos resultados de rankings conhecidos: o the Lisbon MBA International marcou a estreia de Portugal no The Economist Full-time MBA ranking 2021, alcançando o 89.º lugar no mundo e o 36.º a nível europeu, destacando-se no critério da qualidade do corpo docente, com o 30.º lugar a nível mundial e o 12.º em termos europeus.

 

 

No prestigiante ranking do Financial Times, subiu dois pontos, para o 82.º lugar no mundo e o 24.º na Europa no Global MBA ranking 2021, onde está presente pelo 9.º ano consecutivo. De salientar que, pelo quarto ano consecutivo, ficou em 1.º lugar na categoria International Course Experience, mantendo-se como único MBA português no ranking.

Mais notícias