A presença própria no retalho automóvel foi desde sempre um elemento fundamental para o Grupo PSA, não só como o último elo da cadeia de distribuição das marcas do construtor, mas também como barómetro de mercado dos países onde se instala. Não sendo Portugal uma exceção, através da PSA Retail estão representadas as marcas Peugeot, Citroën, Opel e DS, que em 2019 venderam 5.030 viaturas novas nos cinco concessionários que estão situados em Faro, Setúbal, Sacavém, Carnaxide e Paço d’Arcos. Este mesmo dispositivo vendeu cerca de 3.900 viaturas usadas e quase 134.000 horas de trabalho nas oficinas. Uma equipa de 298 pessoas conseguiu um volume de negócios de 185 milhões de euros no qual se incluiu também uma estrutura de negócio de Peças e Acessórios, a Placa Distrigo, que em 2019 conseguiu um volume de faturação de 45 milhões de euros.
Com as cinco instalações renovadas, equipadas com a mais recente tecnologia de reparação automóvel e dispondo de equipas altamente qualificadas, a PSA Retail acaba de reinaugurar as mais históricas instalações da marca Citroën, no espaço de Sacavém. Agora com a nova imagem de marca pode encontrar a tradição do melhor atendimento com a mais recente tecnologia, num espaço onde o digital predomina e os clientes empresariais têm uma equipa dedicada, naquele que é o maior concessionário Citroën em Portugal.
Toda a área oficinal da instalação PSA Retail de Sacavém foi renovada e agora, além de viaturas Citroën, também as viaturas Peugeot e Opel podem ser ali intervencionadas.
Como novidade particularmente importante, o espaço PSA Retail de Sacavém acaba de inaugurar um concessionário da marca Opel, onde os clientes podem encontrar no showroom toda a gama de viaturas novas de passageiros e comerciais ligeiros. Um desafio que se pretende tornar referência para a marca germânica.
Os concessionários PSA Retail de Faro e PSA Retail de Setúbal têm como bandeira principal a marca Citroën e também disponibilizam, em instalações renovadas, todos os serviços de viaturas novas e usadas e onde o serviço pós-venda continua a fazer a diferença pelos elevados índices de qualidade de serviço que registam.
A marca Peugeot tem como referência a PSA Retail de Carnaxide e de Paço d’Arcos, concessionário líder de vendas no nosso país. Além da bandeira Peugeot, em Carnaxide existe um showroom Citroën e do concessionário DS Store Lisboa, onde se pode observar todo o glamour da marca premium francesa.
A importância dos comerciais ligeiros
Por causa da pandemia, a maioria das empresas adiou as suas compras e as renovações das frotas, com destaque para as empresas dedicadas ao turismo, restauração e hotelaria. No entanto, outros setores, como a distribuição, tiveram de reforçar as suas frotas, e nesse particular os veículos comerciais ligeiros como o Peugeot Partner, o Citroën Berlingo e o Opel Combo têm pesos muito importantes. Estão na primeira linha de escolha dos clientes empresariais e, além disso, são produzidos na fábrica PSA de Mangualde, com um impacto positivo na economia e na sociedade portuguesa, particularmente importante neste período complexo.
Em relação às viaturas híbridas e elétricas têm uma crescente procura e não só pelos clientes empresariais. De facto, a preocupação ambiental é cada vez maior e os incentivos fiscais são relevantes. Porém, refira-se que os motores diesel e gasolina das viaturas fabricadas pelo Grupo PSA cumprem as emissões hoje exigidas pela União Europeia e, no caso português, continuam a ter um peso importante, sobretudo para as empresas cuja quilometragem anual percorrida é muito elevada.
As novidades
Líder em Portugal, o Grupo PSA está na linha da frente das soluções para os clientes profissionais, quer através do serviço inovador Free2Move Lease, quer em matéria de viaturas eletrificadas, 100% elétricos e híbridos plug-in, que pelo seu avanço tecnológico e enquadramento fiscal dão benefícios notáveis às empresas, seja no momento da compra ou nos custos totais de utilização. Este ano, o Grupo PSA põe 15 modelos elétricos e híbridos plug-in no mercado português! E a oferta disponível nos próximos seis meses em algumas das nossas marcas dificilmente terá paralelismo no setor. É por exemplo o caso da Citroën, com seis lançamentos. Ainda em 2020 há o novo SUV C5 Aircross Hybrid, os novos Ë-Jumpy furgão e Ë-Jumpy de passageiros e Ë-Spacetourer, e, claro, o novo Ë-C4. No início de 2021 chegará o novo Ë-Jumper.
Na Peugeot, além dos modelos já lançados, como o e-208, o e-2008, e os híbridos plug-in 3008 e 508 berlina e SW, ainda este ano surgirá o novo 3008 Hybrid, os furgões e-Expert e e-Boxer, a viatura de passageiros e-Traveller e o 508 Peugeot Sport Engineered, que estreia a nova linha de modelos eletrificados de alto desempenho e performance da marca.
Na DS, aos DS 3 Crossback E-Tense e DS 7 Crossback E-Tense 4x4 de 300 cv junta-se este ano o DS 7 Crossback E-Tense 4x2 de 225 cv e em 2021 o próximo novo modelo da DS, o DS 9 híbrido plug-in.
Já na Opel foram já lançados este ano o Grandland PHEV, nas versões 4x4 300 cv e 4x2 225 cv, e o Corsa-e. Até final do ano surgem o Vívaro-e nas versões Cargo e Combi e o Zafira-e, enquanto o novo modelo Mokka-e chegará em 2021.
Três pilares para o futuro
No que diz respeito aos desafios para o futuro da PSA Retail são já os de hoje, concentrando-se em três pilares:
- Destaque para a digitalização de todo o processo de venda e da prestação dos serviços, que neste setor tem particularidades importantes;
- A eletrificação do parque e a gradual redução de emissões de CO2 são irreversíveis e aqui o Grupo PSA tem fortes investimentos e produtos hoje que já cumprem as exigências do amanhã;
- A qualidade de serviço manter-se-á como elemento diferenciador, pois a componente tecnológica exige competência profissional e por enquanto presença humana.
Na expetativa de que a segunda vaga da pandemia não tenha um efeito devastador na economia, nas empresas e famílias, a PSA Retail, com todos os meios de que agora dispõe e com as novidades produto que as marcas que representa planeiam, encara o futuro próximo com confiança.
5 concessionários
5.030 viaturas novas vendidas em 2019
4 marcas – Peugeot, Citroën, Opel e DS
3.900 viaturas usadas vendidas em 2019
298 colaboradores
185 milhões de euros de volume de negócios em 2019