As telecomunicações são um setor chave para o sucesso dos esforços de descarbonização da economia. A digitalização assente na conectividade permite construir soluções mais eficientes e sustentáveis, que evitam desperdício, requerem menos energia, aproveitam melhor as fontes de energia limpa e renovável, e produzem menos emissões poluidoras.
O relatório 2022 Mobile Industry Impact Report: Sustainable Development Goals, da Associação do Setor das Comunicações Móveis (GSMA) sobre o impacto da indústria nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, estimava que as tecnologias móveis e digitais vão possibilitar o cumprimento de 40% do compromisso de redução de emissões nos quatro setores mais poluentes: indústria, energia, transportes e construção. Estes setores são responsáveis por 80% das emissões poluentes.
O setor energético é um bom exemplo da forma como a transformação digital, assente na conectividade, pode impulsionar a sustentabilidade num contexto em que o consumo de eletricidade continua a aumentar. De acordo com um relatório recente da Ericsson "Connected Energy Utilities: The foundation for digital transformation", as empresas do setor estão a desenvolver redes inteligentes capazes de gerir a imprevisibilidade associada a fontes de energia renovável e aos fluxos de energia gerados por micro e pequenos produtores. Estas redes transmitem e gerem enormes volumes de dados fornecidos por todo o tipo de equipamentos.
Neste contexto, a conectividade, o nível de automação, bem como a capacidade de gestão e manutenção remotas, são cruciais para aumentar a eficiência, reduzindo o desperdício e as emissões poluidoras.
Sustentabilidade com ROI
Mas não é apenas através do impacto no sistema energético que as comunicações se estão a tornar num elemento central do caminho para a sustentabilidade. O estudo "The European Double Up: A twin strategy that will strengthen competitiveness", conduzido pela Accenture junto de 4.050 decisores numa grande variedade de indústrias, concluiu que as empresas que prosseguem, em simultâneo, objetivos de transformação digital e de sustentabilidade, aumentam fortemente as probabilidades de sucesso nos negócios.
As iniciativas associadas a estes objetivos procuram criar produtos, serviços e formas de operar mais sustentáveis, não só de um ponto de vista ambiental, como de um ponto de vista empresarial. O retorno do investimento é obtido através da redução dos custos com a energia, da maior eficiência das operações, e mesmo da inovação em produtos e serviços. Em todas estas dimensões, a maior e melhor conectividade surge como um elemento fundamental.
Telecomunicações a caminho da sustentabilidade
De acordo com o relatório da Accenture "Communications Service Providers’ Critical Role in the Race to Net Zero", também os operadores de telecomunicações têm feito o seu caminho rumo à sustentabilidade, não só com múltiplas iniciativas de digitalização e de modernização da rede e das operações, mas também na prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável em áreas como a energia verde, conservação, reciclagem, cadeias de abastecimento, ética, educação e inclusão digital, entre outras. Ao mesmo tempo, e de acordo com a GSMA, o setor das telecomunicações continua a progredir na assunção de compromissos de sustentabilidade.
Em 2022, 82% dos operadores reportaram os impactos ambientais da atividade e 44% dos operadores assumiram o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050.
Neste contexto de aceleração digital, novas oportunidades estão a surgir na gestão inteligente de edifícios, redes, transportes e frotas de veículos elétricos, para dar alguns exemplos. No Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, a área da energia está enquadrada na dimensão da transição climática e concentra 18% do montante global do Plano.
Neste contexto, estão previstos 610 milhões de euros em investimento em eficiência energética, uma área em que os operadores de telecomunicações estão a assumir um papel cada vez mais importante no caminho das empresas e da sociedade para a neutralidade carbónica, quer através do próprio exemplo das suas operações, quer através do impacto que as suas soluções têm nos clientes.
Esta solução utiliza sistemas de gestão inteligente de energia elétrica, identificando fontes de consumo, analisando, controlando e otimizando os consumos de energia dos equipamentos. A eficiência energética das empresas pode, igualmente, ser aumentada com recurso a outro tipo de soluções como a Iluminação Inteligente, que permite uma gestão eficiente da iluminação recorrendo a um estudo luminotécnico, que permite identificar e implementar em cada zona das empresas a iluminação mais adequada.
A solução Gestão de Energia Solar, que permite reduzir os custos de energia elétrica, através da produção de energia solar fotovoltaica, para autoconsumo.