Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Premiar a inovação e as boas práticas em prevenção

Com esta iniciativa, a Ageas Seguros espera dar a conhecer boas práticas de prevenção desenvolvidas e implementadas por empresas, inspirando mais empresas portuguesas a realizar este género de projetos. As candidaturas ao Prémio Inovação em Prevenção estão abertas até 31 de janeiro. Mais informação em www.ageas.pt/premio-prevencao.

03 de Dezembro de 2020 às 09:44
Alexandra Catalão, diretora de Marketing da Ageas Seguros
Alexandra Catalão, diretora de Marketing da Ageas Seguros
  • ...

O tema da prevenção não é novo para a Ageas Seguros. A seguradora tem vindo a percorrer um caminho que aposta na consultoria e na análise da prevenção de riscos. Agora, a empresa deu um passo em frente e decidiu reconhecer e incentivar as boas práticas empresariais na área da prevenção, com especial destaque na forma como as empresas, e os seus gestores, gerem riscos associados à sua atividade.


Esta é a base que se encontra na origem do Prémio Inovação em Prevenção (PIP). A diretora de Marketing da Ageas Seguros, Alexandra Catalão, explica que o PIP possui quatro grandes categorias, às quais as empresas podem concorrer: um prémio nacional, geral; o melhor projeto de prevenção relativo às pessoas; o melhor relativo ao património; e o melhor relativo ao ambiente.


O Prémio Inovação em Prevenção destina-se a empresas, e seus gestores, e pretende reconhecer as boas práticas empresariais na área da prevenção. 


"O ano de 2020 serviu para demonstrar que há riscos em todo o lado, que nem sempre estão ao nosso alcance controlar. Isto acontece também na vida das empresas. O que este prémio se propõe fazer é dar a conhecer os planos e as estratégias que as empresas implementam para protegerem os seus Colaboradores, património e ambiente envolvente", explica Alexandra Catalão.

 

Condições de elegibilidade

A diretora de Marketing refere que já receberam um conjunto considerável de candidaturas, considerando que, "sendo o primeiro ano do Prémio Inovação em Prevenção, as candidaturas superaram todas as expectativas".

Mais do que o número de candidaturas, a Ageas Seguros espera receber o maior número de boas práticas, de forma a serem divulgadas como exemplos para inspirar outras empresas a implementar projetos que ajudem à prevenção.


Para participar nesta iniciativa é necessário que as empresas preencham os seguintes requisitos: serem empresas do setor privado; ter um número de empregados igual ou superior a dez; ter um volume de negócios anual superior ou igual a cinco milhões de euros e inferior a cinquenta milhões de euros.

"O que este prémio se propõe fazer é dar a conhecer os planos e as estratégias que as empresas implementam para protegerem os seus Colaboradores, património e ambiente envolvente." Alexandra Catalão, diretora de Marketing da Ageas Seguros

O prazo de candidaturas foi prolongado até 31 de janeiro. "Devido ao contexto recebemos vários pedidos de empresas a solicitar este prolongamento, no sentido de poderem preparar melhor a participação", conta Alexandra Catalão.


A fase de análise dos projetos a concurso decorrerá entre fevereiro e março, e incluirá uma visita às empresas por parte das equipas do serviço PAR (Prevenção e Análise de Risco) da Ageas Seguros e também do ISQ. Em abril, serão anunciados os vencedores.


As distinções serão entregues publicamente em evento a anunciar. Além do troféu, o vencedor terá direito à oferta de uma análise/visita do serviço PAR e ao selo ISQ.

Sabia que 1. Uma consequência dos acidentes com os seus colaboradores tem impactos também nas famílias? Causa sofrimento moral, familiar, preocupações, ansiedade, dificuldades financeiras,…

2. Um acidente na empresa afeta o clima psicológico da organização?

3. Um acidente na empresa afeta a imagem e a reputação, para além das perdas de produção?

4. Um acidente na empresa tem consequências para o país?
Para além da redução do potencial humano, aumenta o n.º de invalidez, tem custos sociais,…

5. Um acidente com um Colaborador tem impactos ao nível do sofrimento físico e moral, para além da perda salarial e redução do potencial?

6. Por cada euro investido em prevenção há um retorno de 2,20€
(in estudo de Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho).

7. Bons níveis de segurança e saúde no trabalho (SST) contribuem para um melhor desempenho económico.

8. Bons níveis de segurança e saúde no trabalho = sucesso e sustentabilidade dos negócios.

9. Nível SST deficitário = custos para a empresa.

10. Investimento em prevenção contribui para maior motivação e produtividade dos Colaboradores.

11. Investimento em prevenção contribui para uma maior responsabilidade social da sua empresa.

12. Investimento em prevenção contribui para uma maior conquista e retenção de Clientes na sua empresa.

13. Investimento em prevenção contribui para um maior valor da sua marca e êxito nos negócios.

14. Investimento em prevenção contribui para uma maior confiança dos seus investidores/parceiros de negócio.

15. Investimento em prevenção contribui para uma maior produtividade e desempenho.

16. Investimento em prevenção contribui para a redução das indemnizações a suportar pela sua empresa.

17. Investimento em prevenção contribui para a redução do absentismo na sua empresa.

18. Investimento em prevenção contribui para a redução dos custos com seguros.

19. Investimento em prevenção contribui para a redução dos custos com acidentes.

20. Menos custos sociais com lesões e doenças = menor % do PIB gasto em cuidados de saúde.
Mais notícias