O tema da prevenção não é novo para a Ageas Seguros. A seguradora tem vindo a percorrer um caminho que aposta na consultoria e na análise da prevenção de riscos. Agora, a empresa deu um passo em frente e decidiu reconhecer e incentivar as boas práticas empresariais na área da prevenção, com especial destaque na forma como as empresas, e os seus gestores, gerem riscos associados à sua atividade.
Esta é a base que se encontra na origem do Prémio Inovação em Prevenção (PIP). A diretora de Marketing da Ageas Seguros, Alexandra Catalão, explica que o PIP possui quatro grandes categorias, às quais as empresas podem concorrer: um prémio nacional, geral; o melhor projeto de prevenção relativo às pessoas; o melhor relativo ao património; e o melhor relativo ao ambiente.
O Prémio Inovação em Prevenção destina-se a empresas, e seus gestores, e pretende reconhecer as boas práticas empresariais na área da prevenção.
"O ano de 2020 serviu para demonstrar que há riscos em todo o lado, que nem sempre estão ao nosso alcance controlar. Isto acontece também na vida das empresas. O que este prémio se propõe fazer é dar a conhecer os planos e as estratégias que as empresas implementam para protegerem os seus Colaboradores, património e ambiente envolvente", explica Alexandra Catalão.
Condições de elegibilidade
A diretora de Marketing refere que já receberam um conjunto considerável de candidaturas, considerando que, "sendo o primeiro ano do Prémio Inovação em Prevenção, as candidaturas superaram todas as expectativas".
Mais do que o número de candidaturas, a Ageas Seguros espera receber o maior número de boas práticas, de forma a serem divulgadas como exemplos para inspirar outras empresas a implementar projetos que ajudem à prevenção.
Para participar nesta iniciativa é necessário que as empresas preencham os seguintes requisitos: serem empresas do setor privado; ter um número de empregados igual ou superior a dez; ter um volume de negócios anual superior ou igual a cinco milhões de euros e inferior a cinquenta milhões de euros.
O prazo de candidaturas foi prolongado até 31 de janeiro. "Devido ao contexto recebemos vários pedidos de empresas a solicitar este prolongamento, no sentido de poderem preparar melhor a participação", conta Alexandra Catalão.
A fase de análise dos projetos a concurso decorrerá entre fevereiro e março, e incluirá uma visita às empresas por parte das equipas do serviço PAR (Prevenção e Análise de Risco) da Ageas Seguros e também do ISQ. Em abril, serão anunciados os vencedores.
As distinções serão entregues publicamente em evento a anunciar. Além do troféu, o vencedor terá direito à oferta de uma análise/visita do serviço PAR e ao selo ISQ.
2. Um acidente na empresa afeta o clima psicológico da organização?
3. Um acidente na empresa afeta a imagem e a reputação, para além das perdas de produção?
4. Um acidente na empresa tem consequências para o país?
Para além da redução do potencial humano, aumenta o n.º de invalidez, tem custos sociais,…
5. Um acidente com um Colaborador tem impactos ao nível do sofrimento físico e moral, para além da perda salarial e redução do potencial?
6. Por cada euro investido em prevenção há um retorno de 2,20€
(in estudo de Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho).
7. Bons níveis de segurança e saúde no trabalho (SST) contribuem para um melhor desempenho económico.
8. Bons níveis de segurança e saúde no trabalho = sucesso e sustentabilidade dos negócios.
9. Nível SST deficitário = custos para a empresa.
10. Investimento em prevenção contribui para maior motivação e produtividade dos Colaboradores.
11. Investimento em prevenção contribui para uma maior responsabilidade social da sua empresa.
12. Investimento em prevenção contribui para uma maior conquista e retenção de Clientes na sua empresa.
13. Investimento em prevenção contribui para um maior valor da sua marca e êxito nos negócios.
14. Investimento em prevenção contribui para uma maior confiança dos seus investidores/parceiros de negócio.
15. Investimento em prevenção contribui para uma maior produtividade e desempenho.
16. Investimento em prevenção contribui para a redução das indemnizações a suportar pela sua empresa.
17. Investimento em prevenção contribui para a redução do absentismo na sua empresa.
18. Investimento em prevenção contribui para a redução dos custos com seguros.
19. Investimento em prevenção contribui para a redução dos custos com acidentes.
20. Menos custos sociais com lesões e doenças = menor % do PIB gasto em cuidados de saúde.