Notícia
Juros da dívida portuguesa aliviam em todas as maturidades
As “yields” da dívida portuguesa continuam a corrigir a forte subida registada no final da semana passada, depois do debate do Estado da Nação. No prazo a cinco anos, os juros estão perto de baixar a fasquia dos 7%.
As taxas de rendibilidade associadas aos títulos de dívida pública portuguesa estão a cair entre 2,1 e 12,1 pontos base esta terça-feira, 16 de Junho, em todas as maturidades, dando continuidade ao recuo registado ontem.
No prazo de referência de dez anos, os juros cederam 8,3 pontos base para 7,213%. As “yields” permanecem, porém, acima da barreira de 7% para todos os prazos superiores a seis anos, inclusive. O valor mais baixo, 5,737%, está associado aos títulos de dívida pública que se vencem em dois anos. A cinco anos, os juros da dívida baixaram a fasquia dos 7%, ao caírem 10,3 pontos base para 6,936%.
Depois do debate do Estado da Nação, que teve lugar na passada sexta-feira, no dia seguinte ao apelo de Cavaco Silva a um acordo de “salvação nacional” entre PSD, CDS e PS, as taxas de juro a dez anos escalaram quase 60 pontos base. O nervosismo dos investidores poderá ter sido ampliado pelos ecos das agências internacionais ao pedido de renegociação do programa da troika repetido por parte do PS.
Nos restantes países periféricos a tendência dos juros tem sido de subida, com a “yield” espanhola e italiana a 10 anos a subir, respectivamente, 2,2 e 2,1 pontos base para 4,752% e 4,489%.
Na Alemanha, os juros recuam 0,8 pontos base para 1,57%.