Notícia
Galp Energia paga juro de 2% para emitir 500 milhões de euros
O spread da emissão que a petrolífera está a realizar arrancou nos 260 pontos base, baixou para 235 pontos base e fechou nos 227 pontos base. A procura superou a oferta em mais de duas vezes.
Depois de ontem ter realizado reuniões com potenciais investidores, a Galp Energia esteve esta terça-feira no mercado com uma emissão de obrigações de 500 milhões de euros, que é a primeira desde 2017 por parte da petrolífera portuguesa.
De acordo com a Bloomberg, o spread inicial da emissão de obrigações a cinco anos foi fixado em 260 pontos base acima da taxa mid-swap do euro, baixou depois para 235 pontos base e no final da operação foi fixado em 227 pontos base. Tendo em conta este novo preço, a taxa de juro ficou em redor de 2%.
A taxa situa-se bem acima da yield das obrigações soberanas portuguesas, que está esta terça-feira em valores negativos no prazo a cinco anos (-0,009%).
Esta é a primeira emissão desde que em 2017 a Galp Energia também colocou 500 milhões de euros a cinco anos. Nessa emissão a procura superou a oferta em mais de três vezes e a Galp pagou um spread bem inferior ao que está agora a oferecer: 85 pontos base.
O encaixe da emissão, segundo a Bloomberg, visa financiar custos relativos à atividade da empresa.
Estes títulos de dívida são emitidas sobre o programa Galp Energia EMTN e serão listados na Euronext de Dublin, estando a emissão sujeita às condições dos mercados.
(notícia atualizada com valor final do spread)